
Título: Paixão de Juventude
Autor: Wilhelm Reich
Sinopse: "Ela era bonita. mas carecia de idealismo, encarava tudo de modo prosaico, falava constantemente em se casar, ter filhos, fazer sopa e assim por diante." "Não conseguiria me adaptar a isso! Quero viver, mas de modo diferente daquele que você exige de mim! Vida, vida, grito por ela, anseio por ela, não quero rastejar, renunciar à minha dignidade pessoal por duzentas coroas..." "Algumas pessoas me odeiam, outras me temem; muito poucas me desprezam, muitas me estimam - mas onde posso encontrar unidade, o sentido de fazer parte, onde encontrarei aceitação para uma alma com desejo excessivo de dar!?"
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Paixão de Juventude”, de Wilhelm Reich, publicado pela editora Brasiliense, em 1996 e com 185 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Brasiliense
Páginas: 185
Ano: 1996
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8511000208
ISBN13: 9788511000207
Sobre a editora
Os livros da editora BRASILIENSE convidam a uma imersão em temas históricos, sociais e culturais com abordagem analítica e narrativa densa. O catálogo privilegia obras que exploram desde a formação das cidades e sistemas econômicos até movimentos sociais e transformações políticas, sempre com um olhar crítico e fundamentado. A leitura costuma exigir atenção aos processos históricos e sociais, com textos que mesclam didatismo e reflexão, abordando desde o feudalismo até a industrialização e lutas operárias. Há também espaço para narrativas que exploram memórias pessoais e coletivas, às vezes com um tom mais intimista ou literário, o que indica uma diversidade que vai do ensaio histórico ao relato ficcional e poético.
