
Título: PARA O BEM DO MUNDO
Autor: Grayling C.
Sinopse: Neste oportuno e pertinente livro, Grayling formula a mais importante das questões da Humanidade nos dias de hoje, analisando as razões mais sérias pelas quais uma acção concertada é necessária - por governos que trabalhem juntos; por pessoas a fazerem os seus governos agirem - ou a elegerem melhores governos - nas três principais áreas de questões: tecnologia, clima e justiça. Directo e eminentemente acessível, este será, por certo, um livro de referência. A obra é uma reflexão lúcida e inspiradora sobre os desafios que enfrentamos actualmente, e uma proposta para os resolver. Podemos nós, seres humanos, concordar sobre um conjunto de valores que nos permita enfrentar as inúmeras ameaças que nós e o planeta enfrentamos? Ou vamos insistir nas discordâncias, rivalidades e antipatias, mesmo enquanto nos aproximamos coletivamente do que, num extremo, poderá ser a nossa extinção? Para responder a estas perguntas, Grayling considera os três desafios mais urgentes que o mundo enfrenta: alterações climáticas, tecnologia e justiça, reconhecendo que não há um conjunto mundial de valores que podem ser invocados para subscrever acordos sobre o que fazer e não fazer, no interesse da humanidade e do planeta, em todos esses aspectos. À medida que os incidentes climáticos extremos aumentam, os avanços em IA e tecnologia militar se aceleram e as desigualdades se aprofundam, numa escala geográfica global, a questão de como enfrentar os vários problemas do mundo torna-se ainda mais urgente. Se houver uma hipótese de gerar um acordo universal, a questão subjacente dos valores (bem como a questão do relativismo) deve ser abordada. Uma parte da resposta pode estar na tolerância e na convivência - a base da coexistência entre muçulmanos, judeus e cristãos na Península Ibérica entre os séculos IX e XV.
Contexto da obra
Na Filosofia, obras como esta costumam ganhar força pela densidade das ideias e pelo tipo de reflexão que propõem. “PARA O BEM DO MUNDO”, de Grayling C., publicado pela editora Edições 70, em 2022 e com 200 páginas, integra a categoria Livros de Filosofia. Por isso, o contexto da obra costuma dizer bastante sobre a maneira mais produtiva de lê-la.
Editora: Edições 70
Páginas: 200
Ano: 2022
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 9724425630
ISBN13: 9789724425634
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,350
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora EDIÇOES 70 propõem uma experiência de leitura que combina rigor intelectual com acessibilidade, transitando entre ensaios filosóficos, análises históricas e reflexões éticas. O catálogo privilegia obras que exploram questões complexas como a ética aplicada, a filosofia política, e a relação entre ciência, sociedade e cultura, frequentemente apresentadas em formatos que vão do texto acadêmico ao ensaio mais didático. Há uma atenção recorrente a temas como a responsabilidade social, a evolução do pensamento humano e a interpretação crítica da história, sempre com um tom que convida à reflexão sem perder a clareza. As narrativas não são uniformes: algumas são mais densas e conceituais, enquanto outras adotam um ritmo mais fluido e acessível, aproximando-se do leitor interessado em compreender o mundo contemporâneo e suas raízes.
