
Título: Para o Diálogo com a Universidade
Autor: Passos Décio
Sinopse: A relação da teologia com a universidade compõe a história das duas criações da razão na longa duração do que veio a denominar-se Ocidente. A fé pensada encontrou na universidade seu lugar institucional e ali foi fundamentada epistemologicamente, estruturada e exercitada didaticamente. Desde o marco original do século XIII até nossos dias de crise da modernidade, a teologia acompanhou as reconfigurações sofridas pelas universidades e esteve ligada a elas de diferentes maneiras, conforme o contexto e os propósitos institucionais. A teologia continua participando dos destinos políticos e científicos da modernidade. A dialética entre a fé e a razão tem hoje novos desafios epistemológicos, no contexto da sociedade tecnocientífica e da cultura plural. Aprender do passado não pode ser jamais repeti-lo de modo fundamentalista, mas, ao contrário, retirar dele a postura que o constituiu como força crítica e criativa, e que construiu formulações capazes de responder de modo coerente aos desafios da época. É nesse espírito que o diálogo da teologia com a universidade avança, buscando no passado inspiração para o presente .
Contexto da obra
Na área de Religião, livros como este costumam ser lidos em diálogo com tradição, formação e reflexão. “Para o Diálogo com a Universidade”, de Passos Décio, publicado pela editora Paulus Editora, em 2016 e com 312 páginas, integra a categoria Livros de Religião. Esse contexto costuma tornar mais claro o lugar do livro dentro de leituras religiosas mais amplas.
Editora: Paulus Editora
Páginas: 312
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8534944245
ISBN13: 9788534944243
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,337
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 13,50
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
A experiência de leitura dos livros da editora PAULUS Editora revela um foco consistente em temas ligados à espiritualidade, fé e formação cristã, com textos que transitam entre a reflexão teológica e a aplicação prática do compromisso cristão na vida cotidiana. O tom das obras costuma ser didático e contemplativo, promovendo uma aproximação tanto com a liturgia quanto com a experiência pessoal da fé. O catálogo sugere uma diversidade que vai de ensaios filosóficos e teológicos a textos motivacionais e pastorais, contemplando ainda obras que dialogam com a cultura e a psicologia sob uma ótica espiritual. Há uma atenção clara à formação de agentes e comunidades, com obras que abordam desde a catequese até a música litúrgica e o serviço na Igreja.
