
Título: Pare de fazer drama e aproveite a vida
Autor: Rafael Santandreu
Sinopse: Muitas pessoas têm tendência a exagerar suas reações diante dos problemas do cotidiano, enxergando cada pequeno contratempo como uma grande tragédia. O objetivo deste livro é ensinar a mudar esse comportamento e construir uma vida emocional mais equilibrada. Aqui você vai encontrar um método prático para transformar sua maneira de encarar os problemas e abandonar os pensamentos derrotistas. O psicólogo Rafael Santandreu conta histórias de pacientes que se libertaram da depressão, do pânico e da ansiedade quando começaram a controlar seus pensamentos. Ter esse controle é uma questão de escolha. Rafael mostra como evitar a preocupação excessiva, as ideias catastróficas e as crenças irracionais. Além disso, reúne lições para se enxergar a vida de forma diferente: • As exigências que fazemos a nós mesmos, aos outros e ao mundo são a fonte da vulnerabilidade emocional. Como as coisas nem sempre são do jeito que gostaríamos, temos a impressão de que a vida é uma sucessão de frustrações. • As pessoas emocionalmente fortes tomam muito cuidado para não fazer drama sobre as possibilidades negativas da vida – e é aí que reside a fonte de sua força. • Quando aplicamos soluções exageradas a pequenos problemas, o remédio acaba sendo pior que a doença: derrubamos a casa e a mosca segue voando. • Um dos melhores critérios para avaliar a gravidade de um fato é se perguntar: “Em que medida isso me impede de fazer coisas importantes na minha vida?”
Contexto da obra
Dentro do catálogo, este livro pode ser situado a partir do tema, da autoria e da proposta editorial. “Pare de fazer drama e aproveite a vida”, de Rafael Santandreu, publicado pela editora Sextante, em 2014 e com 192 páginas, integra a categoria Livros de Auto Ajuda. Esse enquadramento pode tornar mais clara a proposta do livro e o tipo de interesse que ele costuma despertar.
Editora: Sextante
Páginas: 192
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8543100798
ISBN13: 9788543100791
Sobre a editora
Os livros da editora Sextante costumam abordar temas de autoconhecimento, espiritualidade e desenvolvimento pessoal com uma linguagem acessível e prática, que convida o leitor a refletir e agir. O catálogo sugere uma predominância de obras que exploram a transformação interior, seja por meio da psicologia, da fé ou da filosofia, mas também inclui títulos que tratam de liderança, empreendedorismo e finanças pessoais, mostrando uma preocupação com o crescimento profissional aliado ao equilíbrio emocional. Há ainda espaço para livros ilustrados, guias com exercícios e relatos de experiências pessoais marcantes, o que revela uma diversidade de formatos e ritmos, do mais narrativo ao didático, sempre com um tom que mescla inspiração e aplicabilidade. A Sextante parece privilegiar obras que estimulam o leitor a buscar sentido, resiliência e criatividade em diferentes aspectos da vida.
