
Título: Pensamento alemão no século XX
Autor: Jorge de Almeida
Sinopse: O terceiro volume do ciclo promovido pelo Instituto Goethe tem como foco as artes: música, literatura, teatro, cinema, dança e artes visuais. Os ensaios exploram a obra e a influência no Brasil de nomes como Franz Kafka, Thomas Mann, Bertolt Brecht, Pina Bausch, Stockhausen, Schönberg, além de escolas e estilos, como a Bauhaus e o expressionismo alemão. Os textos ágeis funcionam como uma ótima porta de entrada a temas caros da cultura alemã. Artes / Ensaios / Filosofia
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Pensamento alemão no século XX”, de Jorge de Almeida, publicado pela editora Cosac Naify, em 2013 e com 224 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cosac Naify
Páginas: 224
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Cosac Naify costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor documental e narrativa cuidadosa, frequentemente explorando a história da arte, literatura e cultura com profundidade. O catálogo revela uma predileção por textos que dialogam com o passado, seja por meio de biografias detalhadas, ensaios críticos ou clássicos literários revisitados. A linguagem tende a ser clara e precisa, com ritmo que pode variar do ensaístico ao narrativo, mantendo sempre um tom reflexivo e, por vezes, poético. Há uma atenção especial à fidelidade das traduções e à qualidade das ilustrações, que enriquecem a leitura e ajudam a construir atmosferas específicas. A diversidade do catálogo permite tanto uma imersão em temas acadêmicos quanto em histórias literárias que abordam conflitos sociais e humanos em diferentes épocas.
