
Título: PENSANDO E PESQUISANDO A GASTRONOMIA
Autor: Rafael Cunha Ferro
Sinopse: O livro “Pensando e pesquisando a Gastronomia: trajetórias acadêmicas em um campo científico em construção” reúne e possibilita a expressão de vozes, discursos e narrativas polifônicas de pesquisadores egressos da graduação em Gastronomia que desenvolvem ou desenvolveram suas formações em nível de stricto sensu (mestrado e doutorado) nas mais diversas áreas do conhecimento, entre elas: Administração, Comunicação, Estudos brasileiros, Design, Ciência dos alimentos, Educação, Ciências ambientais, Planejamento urbano e regional, História, Sociologia, Hospitalidade, Agronegócios, Desenvolvimento rural, Alimentos e Nutrição e Engenharia e Gestão do Conhecimento. Além disso, a obra conta com o panorama da criação e organização do primeiro mestrado em Gastronomia do Brasil, sediado na Universidade Federal do Ceará. Busca-se estimular a inserção de gastrólogos (em formação ou egressos) de graduação e pós-graduação lato sensu nas atividades de pesquisa e extensão, bem como inspirar possibilidades de trajetórias acadêmicas a partir dos autores que contribuíram neste livro. Por fim, apontam-se considerações para o futuro da pesquisa em Gastronomia no Brasil em um sentido disruptivo e transdisciplinar, rompendo com paradigmas científicos hegemônicos que pairam sobre ela, propondo a formatação e a adoção contínuas de outras ontologias, epistemologias e metodologias em um movimento autopoiético, ético, dialético, decolonizado e complexo voltado à tríade alimento-cozinhar-comer.
Contexto da obra
Na Gastronomia, livros como este costumam ser lidos tanto com a cabeça quanto com o apetite. “PENSANDO E PESQUISANDO A GASTRONOMIA”, de Rafael Cunha Ferro, publicado pela editora CRV, em 2021 e com 204 páginas, integra a categoria Livros de Gastronomia. Na prática, isso ajuda a entender por que obras assim podem valer tanto pelo uso quanto pelo repertório que oferecem.
Editora: CRV
Páginas: 204
Ano: 2021
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6525118212
ISBN13: 9786525118215
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,380
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
