
Título: Pensar Complexo, O: Edgar Morin e a Crise da Modernidade
Autor: Vários autores
Sinopse: Edgar Morin e a crise da modernidade “Como é possível, nos dias de hoje, não ver a necessidade de desenvolvimento do conhecimento científico nas Ciências Humanas que as conduza, gradativamente, a restituir o diálogo direto entre o observador e aquele que é o observado? O problema do sujeito (seja ele considerado como ator ou agente) é inelutável nas Ciências Humanas. Em uma época de mudança do paradigma científico, a verdadeira questão não é simplesmente o enriquecimento do espírito, nem simplesmente a consciência do sentido da complexidade, mas uma radical e profunda reforma do pensamento, segundo a expressão cara a Edgar Morin, que supere todas as formas de reducionismo.” Alfredo Pena-Vega / Elimar Pinheiro do Nascimento SOBRE O AUTOR Edgar Morin (Paris, 1921) é um dos intelectuais mais destacados da atualidade, devido, sobretudo, a seu empenho em articular, a partir de um pensamento complexo, natureza, mente e sociedade. É Diretor Emérito do CNRS, Centro Nacional da Pesquisa Científica, do qual participa ativamente.
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “Pensar Complexo, O: Edgar Morin e a Crise da Modernidade”, de Vários autores, publicado pela editora Garamond, em 2011 e com 204 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: Garamond
Páginas: 204
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8586435252
ISBN13: 9788586435256
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,295
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora GARAMOND apresentam um conjunto de obras que exploram com profundidade temas sociais, históricos e culturais, frequentemente a partir de perspectivas críticas e reflexivas. A experiência de leitura costuma ser marcada por narrativas densas, que abordam conflitos humanos complexos, como preconceitos, opressões e transformações sociais, além de análises detalhadas em áreas como história, política, meio ambiente e educação. O tom varia entre o ensaístico e o narrativo, com textos que vão do relato pessoal e biográfico a investigações coletivas e acadêmicas, sempre com uma linguagem que privilegia a clareza e o rigor. O catálogo da GARAMOND sugere um interesse por obras que dialogam com questões contemporâneas e históricas, muitas vezes com um recorte interdisciplinar e um olhar atento para as dinâmicas sociais brasileiras e latino-americanas.
