
Título: Pepe Mujica: Simplesmente Humano
Autor: Allan Percy
Sinopse: Uma das lideranças mais admiradas da América Latina, Pepe Mujica ficou conhecido como o “presidente mais pobre do mundo”. Durante seu mandato, o político uruguaio doava a maior parte de seu salário e era visto circulando em seu fusca azul. Sua história serve de exemplo para muitos jovens e está repleta de fatos tão peculiares quanto seu modo de vida, marcado pela luta contra o consumismo e por sua aparência, que em nada lembra a de um chefe de Estado. No entanto, seu jeito boa-praça esconde as duras lições de um passado de idealismo e dificuldades. Membro de um grupo guerrilheiro, Mujica participou de ações armadas e acabou capturado pela polícia. Durante o período do cárcere, sofreu torturas e severas privações, chegando à beira da loucura. Libertado após 13 anos de prisão, voltou à vida política e ocupou os cargos de ministro e de senador antes de se tornar presidente. Mas foi durante seu governo que colocou o Uruguai no mapa como uma das nações mais progressistas do mundo, ao aprovar medidas como a descriminalização do aborto e a legalização da maconha e do casamento gay. Autor de frases polêmicas, suas tiradas logo foram convertidas em memes de internet e correram o mundo, demonstrando sua sabedoria de um jeito divertido. Neste livro, Allan Percy e o professor Leonardo Díaz nos contam a trajetória de Mujica e comentam algumas de suas declarações mais inspiradoras, entre elas: • Ter riqueza, bem-estar e consumir bens materiais não é o mesmo que ter felicidade. • O inevitável não se lamenta. É preciso enfrentá-lo. • Para mim, a política é a luta para que a maioria das pessoas viva melhor. • Ser livre é ter tempo para fazer as coisas que nos motivam. • No fim, o mais cômodo na vida é a verdade. É preciso ver as coisas como são.
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Pepe Mujica: Simplesmente Humano”, de Allan Percy, publicado pela editora Editora Sextante, em 2015 e com 192 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Editora Sextante
Páginas: 192
Ano: 2015
Edição: Biografias/Autobiografias
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8543101980
ISBN13: 9788543101989
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,223
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,20
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Sextante oferecem uma experiência de leitura que combina reflexões pessoais, desenvolvimento interior e práticas para o bem-estar. O catálogo privilegia obras que abordam temas como autoconhecimento, espiritualidade e saúde mental, frequentemente com uma linguagem acessível e tom acolhedor. Há títulos que mesclam narrativas inspiradoras com orientações práticas, além de outros que exploram conceitos filosóficos e científicos de forma didática. Essa diversidade sugere uma preocupação em atender leitores que buscam tanto o aprofundamento intelectual quanto o suporte para desafios cotidianos.
