
Título: Pobre Nação. As Guerras Do Líbano No Século XX
Autor: Robert Fisk
Sinopse: Pobre nação é uma abordagem épica do conflito no Líbano escrito por Robert Fisk, um dos mais proeminentes jornalistas britânicos. O livro combina reportagem de guerra e análise política de uma maneira sem precedentes. Fisk, que tem mais prêmios jornalísticos do que qualquer outro correspondente internacional, foi testemunha da carnificina de Beirute por mais de duas décadas. “Creio que estava no Líbano porque acreditava, de uma maneira um tanto indefinida, estar testemunhando a história - que veria com meus próprios olhos uma pequena parte dos eventos épicos que delinearam o Oriente Médio desde a Segunda Guerra Mundial. No melhor dos cenários, jornalistas instalam-se à margem da história da mesma maneira que vulcanologistas escalam uma cratera fumegante, tentando olhar seu interior em meio a fumaça e cinzas, esticando os pescoços sobre beirada que ameaça cair. Os governos procuram assegurar que tudo continue como está. Suspeito de que seja isto de que trata o jornalismo - ou pelo menos aquilo que deveria ser: assistir à história e testemunhá-la e, então, apesar dos perigos e das restrições e de nossas imperfeições humanas, registrar tudo da maneira mais honesta possível”, diz o autor sobre o seu ofício. Pobre nação se concentra na invasão israelense do começo da década de 1980 e suas terríveis consequências, incluindo o massacre de milhares de palestinos. Proibida no Líbano, a primeira edição do livro foi lançada quando o amigo de Fisk, o jornalista Terry Anderson, ainda era mantido preso pelo Jihad - ele só foi libertado em 1991, com outros reféns ocidentais -, o que acrescentou ao livro de Fisk relatos pessoais a respeito do conflito no Oriente Médio. No livro, Robert Fisk descreve a ferocidade da guerra civil libanesa, as subsequentes invasões israelenses, a maneira pela qual as milícias libanesas não poupavam ninguém; oficiais da Marinha norte-americana, encurralados no horror do Líbano, se depararam com um fim terrível; e os israelenses, que, com a invasão de 1982, provocaram eles mesmos crimes de guerra hediondos.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “Pobre Nação. As Guerras Do Líbano No Século XX”, de Robert Fisk, publicado pela editora Record, em 2007 e com 966 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Record
Páginas: 966
Ano: 2007
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8501076104
ISBN13: 9788501076106
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 1,410
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 5,40
Sobre a editora
Os livros da editora Record costumam apresentar narrativas que exploram a complexidade das relações humanas, seja por meio de contos com temas de memória e verdade, seja em romances que abordam tragédias pessoais e dilemas morais. A linguagem varia do lírico e poético ao direto e envolvente, com obras que transitam entre o romance histórico, o suspense policial e a literatura nacional contemporânea. O catálogo sugere um equilíbrio entre textos densos e reflexivos e histórias que mantêm o leitor imerso em tramas emocionais, muitas vezes marcadas por conflitos íntimos e sociais. A diversidade de temas inclui desde investigações policiais até biografias e análises históricas, o que proporciona uma experiência de leitura multifacetada, sem perder o foco na profundidade dos personagens e das situações.
