
Título: Poemas de Ler Sem Tempo
Autor: Geraldino Brasil
Sinopse: Geraldino Brasil (1926 - 1996) é o pseudônimo de Geraldo Lopes Ferreira, poeta brasileiro dos mais importantes surgidos no século XX, que nasceu em Alagoas e viveu quase todo tempo em Pernambuco. Publicou diversos livros, como Poemas insólitos e desesperados, Rosas no ar, Sonetos de sol, A presença da ausência, Cidade do Não, Bem súbito, Sextinas de sol, entre outros. Acaba de sair na Espanha mais uma sua antologia de poemas: Poemas útiles, traduzidos por Jaime Jaramillo Escobar, que diz sobre ele: "Geraldino soa familiar, com seu estilo de conversa, não isento de humor e ironia, mas sempre cheio de amor, na linha dos grandes mestres. Seus novos leitores encontrarão nestas páginas um poeta extraordário, de fácil leitura, que desperta de imediato sentimentos de proximidade. Uma vez conhecido, Geraldino passa a ser nosso poeta de cabeceira. Desde César Vallejo, este é o outro livro que também mereceria o título de "poemas humanos". Mas sem tanta amargura. "Se a Unamuno lhe doía a sua Espanha, a mim me alegra o Brasil", escreveu Geraldino em uma das "orelhas de seus livros". Dele as Edicões Bagaço publicaram O fazedor de Manhãs e Todos os dias, todas as horas. Sobre as suas sextinas disse Fernando Memdes Viana: "Excelente, sim. E até por que não ousar e usar as palavras máximas de louvor quando cabem? Geniais. Assim temos a consagração de um insólito renovador tradicionalista que ousou medir-se e triunfar no perigoso jogo de uma rigorosa e antiga tradição".
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Poemas de Ler Sem Tempo”, de Geraldino Brasil, publicado pela editora Edições Bagaço, em 2003 e com 142 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edições Bagaço
Páginas: 142
Ano: 2003
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8574096245
ISBN13: 9798574096246
Sobre a editora
Os livros da editora Edições Bagaço trazem uma leitura marcada por narrativas que transitam entre o regionalismo sensível e o retrato social detalhado, com frequente atenção à vida cotidiana e às relações humanas. O catálogo revela uma predileção por textos que combinam humor e emoção, ora em contos que exploram o Nordeste, ora em relatos que capturam personagens reais com suas contradições e desafios. A linguagem varia do poético ao coloquial, muitas vezes com um tom acessível e envolvente, que privilegia a experiência do leitor atento a nuances culturais e sociais. Há obras que abordam temas delicados com uma abordagem direta e, por vezes, polêmica, mostrando que a editora não evita questões complexas. O ritmo das obras pode ser tanto ágil e dinâmico quanto contemplativo, o que sugere uma diversidade de estilos dentro de um mesmo interesse por histórias que dialogam com o Brasil profundo.
