
Título: Popper (Os Pensadores #57)
Autor: Karl Popper
Sinopse: Consultoria da Introdução Geral por Luís Henrique dos Santos 1. A Lógica da Investigação Científica [1935] ::: Edição abreviada de uma das principais obras de Popper. Analisa questões fundamentais da filosofia da ciência, como: a indução, objetividade científica e convicção subjetiva, a teoria do método científico, sistemas teóricos, a falseabilidade, teoria e experimento, graus de testabilidade, probabilidade lógica, o problema metodológico da simplicidade, a verificação das hipóteses, lógica indutiva e lógica prababilística, o curso da ciência. 2. Três Concepções Acerca do Conhecimento Humano [1956] ::: Popper critica as concepções essencialista e instrumentalista da ciência, passando em revista as teses de Galileu, Newton, Bacon, Berkeley – até chegar a questões científicas atuais. Defende o caráter conjetural de todas as teorias, mostra que a maioria das observações são mais ou menos indiretas e conclui que uma linguagem sem universais – universais entendidos como “disposicionais” – não possui eficácia. 3. A Sociedade Aberta e Seus Inimigos [1945; caps. 22 a 25] ::: Interpretando Marx como um dos inimigos da sociedade aberta, Popper vê duas tendências fundamentais no marxismo: o ativismo e o historicismo, este resultando do determinismo sociológico. Examina a polêmica entre racionalismo e irracionalismo, partindo de Platão e passando por Hegel, Marx e Toynbee. E finalmente procura responder a pergunta que tem desafiado tantos pensadores: existe um sentido da história?
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Popper (Os Pensadores #57)”, de Karl Popper, publicado pela editora Abril Cultural, em 1980 e com 240 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Abril Cultural
Páginas: 240
Ano: 1980
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Abril Cultural oferecem uma experiência de leitura que transita entre narrativas históricas envolventes e obras de não-ficção com caráter educativo e cultural. O catálogo sugere um interesse recorrente por temas como história geral, história do Brasil, filosofia e artes, frequentemente apresentados em formatos de coleções ou fascículos que propiciam uma leitura segmentada e didática. Há também espaço para romances históricos e narrativas ficcionais que exploram conflitos pessoais em cenários marcados por tradições, como fazendas ou cidades europeias, criando um contraste entre o íntimo e o contexto social mais amplo. O tom varia entre o reflexivo e o dramático, com textos que vão do relato biográfico à análise crítica, contemplando tanto o público interessado em aprofundamentos acadêmicos quanto leitores atraídos por histórias humanas e culturais.
