
Título: Porto Alegre: Guia Histórico
Autor: Sérgio da Costa Franco
Sinopse: Meticulosa e pacientemete, o pesquisador Sergio da Costa Franco debruçou-se sobre a história de Porto Alegre e durante anos construiu mais do que um guia, um roteiro histórico, um dicionário da cidade. Foi mais longe. Com a paixão de um Balzac por sua Paris, recompôs, sob a forma de verbetes, a vida na capital gaúcha. História
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Porto Alegre: Guia Histórico”, de Sérgio da Costa Franco, publicado pela editora Editora da Universidade, em 1988 e com 441 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Editora da Universidade
Páginas: 441
Ano: 1988
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8570251483
ISBN13: 9788570251480
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora Editora da Universidade traz um contato direto com estudos históricos e sociais, frequentemente ancorados em pesquisas detalhadas e análises críticas. O catálogo privilegia obras que exploram contextos culturais e identitários, como a recepção da televisão em regiões específicas, ou o desenvolvimento histórico de cidades brasileiras. Além disso, há espaço para reflexões sobre temas sociais atuais, como a adolescência e seus desafios psicológicos e médicos. O tom dessas publicações tende a ser rigoroso e informativo, com textos que mesclam narrativas descritivas e abordagens acadêmicas, oferecendo ao leitor uma experiência de leitura densa e fundamentada. Em meio a esses trabalhos mais analíticos, também aparecem textos com um viés literário, que valorizam a forma e a narrativa, ainda que de modo contido e cuidadoso.
