
Título: Praticas de Analise do Discurso
Autor: Machado Mata
Sinopse: Este livro, Práticas de análise do discurso, interessa a quem pesquisa, ensina e pratica nas áreas da psicologia, saúde, políticas públicas, educação, história e outras. Ele resultou de oito experiências de uma professora e seus alunos, bolsistas e orientandos que se empenharam coletivamente em fazer surgir temas de pesquisa que lhes pareceram importantes, tendo antecipadamente pactuado que a Análise do Discurso seria o dispositivo a ser usado para se estabelecer a pergunta e para respondê-la. Com esse trabalho, que guardou semelhanças com a autogestão pedagógica de perspectiva institucionalista, foi possível detectar discursos que mostram a instituição de uma doença (imaginária?) relacionada à possibilidade de ter ocorrido uma violação do direito à herança; a instituição de salvaguardas fantasiosas contra o risco de infecção por HIV/AIDs; a institucionalização do saber e da autoridade irretocáveis de uma congregação religiosa; as tentativas de, autoritária e prepotentemente, instituir um veto à reforma psiquiátrica e à luta antimanicomial; a de instituir um discurso novo sobre a loucura que tateia entre discursos por suposição politicamente corretos, antimanicomiais e manicomiais; a inauguração de um discurso dúbio relativo à medicalização e à medicação da educação; um referencial metodológico, epistemológico e ético para avaliação de práticas psicossociais; a tentativa de instituir argumentos impeditivos do trote estudantil, por meio de um discurso de autoridade. De certa forma, este livro dá continuidade a outro da organizadora, Entrevista de pesquisa: A interação pesquisador/entrevistado, no qual a análise do discurso também aparece ao lado da análise institucional, apontando as implicações do pesquisador com sua própria pesquisa.
Contexto da obra
Na Psicologia, livros como este costumam interessar tanto pela formação quanto pela reflexão que propõem. “Praticas de Analise do Discurso”, de Machado Mata, publicado pela editora ARTESÃ EDITORA, em 2018 e com 216 páginas, integra a categoria Livros de Psicologia. Esse enquadramento ajuda a situar melhor a obra entre leitura acadêmica, interesse clínico e reflexão sobre experiência humana.
Editora: ARTESÃ EDITORA
Páginas: 216
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8570740069
ISBN13: 9788570740069
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,326
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,20
Sobre a editora
Os livros da editora ARTESÃ EDITORA convidam o leitor a um mergulho em temas ligados à psicologia, saúde mental e práticas terapêuticas, com textos que transitam entre o rigor teórico e a experiência clínica sensível. A linguagem costuma equilibrar densidade conceitual e clareza, com obras que ora apresentam reflexões profundas sobre processos psíquicos e institucionais, ora adotam um tom mais acessível e didático para públicos especializados ou interessados em práticas de cuidado. O catálogo revela um foco recorrente em abordagens clínicas, psicoterapias breves, análise do discurso e questões familiares, mas também inclui material que dialoga com a educação, a psicopedagogia e o desenvolvimento infantil. Há uma atenção evidente ao processo terapêutico em suas múltiplas facetas, tanto no âmbito individual quanto coletivo, e à construção de ferramentas que auxiliem profissionais e familiares.
