
Título: Quando a vida vem te visitar Lucrécio, Sêneca e nós
Autor: Ivano DIONIGI
Sinopse: Podem as palavras de Lucrécio e de Sêneca interessar ao homem tecnológico dos nossos dias, o qual, capturado e atordoado pela imensa rede do espaço, perdeu o caminho do tempo? Este livro apresenta Lucrécio e Sêneca como nossos possíveis interlocutores; não porque tenham resolvido todos os problemas e, portanto, imponham-se como modelos, mas simplesmente porque nos precederam no que se refere a nossas mesmas perguntas; porque, alérgicos ao pensamento único, apresentaram-nos concepções diferentes e rivais do mundo; porque, embora em margens opostas, experimentaram, na solidão e com autonomia, o que significa suportar a verdade quando a vida vem nos visitar. Esses interlocutores, além de nos lembrar como éramos, dizem-nos também como poderíamos ser.
Contexto da obra
Na Filosofia, obras como esta costumam ganhar força pela densidade das ideias e pelo tipo de reflexão que propõem. “Quando a vida vem te visitar Lucrécio, Sêneca e nós”, de Ivano DIONIGI, publicado pela editora Edições Loyola, em 2024 e com 130 páginas, integra a categoria Livros de Filosofia. Por isso, o contexto da obra costuma dizer bastante sobre a maneira mais produtiva de lê-la.
Editora: Edições Loyola
Páginas: 130
Ano: 2024
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9786555044157
ISBN13: 9786555044157
Sobre a editora
Os livros da editora Edições Loyola convidam o leitor a uma imersão em temas ligados à filosofia, teologia e espiritualidade, com abordagens que transitam entre o rigor acadêmico e a linguagem acessível. O catálogo privilegia obras que exploram a reflexão ética, a experiência religiosa e o pensamento crítico, muitas vezes ancorados em tradições cristãs e no diálogo com a cultura contemporânea. A leitura desses textos costuma exigir atenção ao desenvolvimento de argumentos densos, mas é também marcada por momentos de clareza didática e por um tom contemplativo. Há obras que apresentam compêndios clássicos, como tratados teológicos, e outras que adotam um estilo quase poético para discutir a condição humana e a fé.
