
Título: Que islamismo aí ao lado?
Autor: François Burgat
Sinopse: Por que alquimia o nosso bem se tornou no nosso mal? É necessário entender. Sim, os islamitas estão em luta contra o Ocidente. Contra a sua hegemonia cultural. Porém, sustentando, obstinadamente, no mundo árabe, regimes totalmente desacreditados os ocidentais tornam as situações cada vez mais explosivas e entravam os movimentos internos de modernização no Islão. O autor deste trabalho é, sem dúvida, um dos ocidentais que melhor conhece os islamitas devido à sua vivência, durante anos, no seu mundo. Exalta-se contra a desinformação e a ignorância arrogante. Por vezes irrita-nos por tanto querer convencer. Podemos não aderir às conclusões que aqui nos apresenta. Mas, seria loucura não as escutar quando nos incita a ter um outro olhar sobre este movimento islamita que tanto nos assusta.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “Que islamismo aí ao lado?”, de François Burgat, publicado pela editora Instituto Piaget e com 322 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Instituto Piaget
Páginas: 322
Ano:
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9789727710942
ISBN13: 9789727710942
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora INSTITUTO PIAGET convida a uma reflexão profunda sobre temas filosóficos, sociológicos e científicos, com foco em conceitos como personalidade, modernidade, ética e desenvolvimento humano. O ritmo das obras tende a ser denso e argumentativo, privilegiando análises detalhadas e abordagens teóricas que dialogam com a história do pensamento e questões contemporâneas. As narrativas são predominantemente ensaísticas, com textos que exploram desde a infância até a velhice, passando por debates sobre a modernidade, ciência e educação. O catálogo apresenta um perfil que mescla obras mais conceituais e outras com aplicação prática, como no campo da educação ou da psicanálise, sempre com linguagem acessível ao público interessado em aprofundar o conhecimento.
