
Título: Regiões e cidades, cidades nas regiões
Autor: Carlos Antonio Brandao
Sinopse: Traz Os Textos Do Seminário Nacional Regiões E Cidades, Cidades Nas Regiões Realizado Entre 2000/2001 Que Discutiu Um Projeto Nacional Sobre A Elaboração De Políticas Públicas Relacionadas Com Espaço E Desenvolvimento, Planejamento E Gestão Urbano-regional No Brasil. O Desafio Urbano-regional Na Construção De Um Projeto De Nação / Luciano Coutinho -- Ação Política E Diversidade De Atores No Univerno Social Urbano / Celso Augusto Daniel -- A Gestão Pública Local, Novos Arranjos Institucionais E Articulação Urbano-regional / Marta Ferreira Santos Farah -- Governar As Metrópoles: Dilemas Da Recentralização / Raquel Rolnik E Nádia Somekh -- Política Urbana E Regional Em Cidades Não-metropolitanas / Sarah Feldman -- Gestão Urbana E Controle Social: A Trajetória Recente E Alguns Desdobramentos Do Orçamento Participativo Em Belo Horizonte / Heloisa Soares De Moura Costa -- Infra-estrutura Socioeconômica Do Estado De São Paulo E A Dinâmica Urbano Regional Recente. Interações Entre A Organização De Oferta De Infra-estrutura No Brasil E As Relações Entre O Público E O Privado Na Gestão Urbana E Regional / Ricardo Toledo Silva -- Tendências Históricas E Vontade Política Na Formação Espacial Do Brasil / Fernando Padrão -- O Estudo Dos Eixos Como Instrumento De Planejamento Regional / Luiz Ablas -- Fluxos Migratórios Regionais No Brasil Contemporâneo: Descrição E Análise / Ralfo Matos. Redistribuição Espacial Da População E Urbanização: Mudanças E Tendências Recente / Rosana Baeninger -- Nordeste: A Falta Que O Planejamento Faz / Otamar De Carvalho -- Ajustes Estruturais, Novas Formas De Intervenção Pública E Novo Regime De Crescimento Econômico No Ceará / Jair Do Amaral Filho -- Rio Grande Do Norte: Novas Dinâmicas, Mesmas Cidades / Maria Do Livramento Miranda Clementino -- Revisitando O Rio De Todas As Crises: Economia, Espaços E Classes Sociais / Jorge Natal -- Dinâmica Do Desenvolvimento Socioeconômico De São Paulo: Bases Para Análise / Ana Fani Alessandri Carlos -- Conseqüências Socioespaciais De Grandes Projetos Industriais: O Caso Da Fiat Automóveis, Betim -- Região Metropolitana De Belo Horizonte / Geraldo Magela Costa -- Transformações Econômicas E Reflexos Espaciais No Brasil Meridional / Hoyêdo Nunes Lis -- Origens, Evolução E Situação Atual Das Desigualdades Regionais No Rio Grande Do Sul / Pedro Bandeira -- A Espacialidade Do Desenvolvimento: As Cidades Na Região Centro-oeste -- O Eixo Araguaia-tocantins: Uma Nova Possibilidade De Ordenamento Territorial? / Neli Aparecida De Mello -- Amazônia: Mudanças Estruturais E Urbanização / Bertha K. Becker. Organizadores, Maria Flora Gonçalves, Carlos Antônio Brandão, Antônio Carlos Filgueira Galvão. Results Of A Series Of Seminars Held In Various Parts Of Brazil. Includes Bibliographical References.
Contexto da obra
Na Arquitetura, obras como esta costumam reunir interesse visual, técnico e histórico. “Regiões e cidades, cidades nas regiões”, de Carlos Antonio Brandao, publicado pela editora Editora Unesp, em 2003 e com 728 páginas, integra a categoria Livros de Arquitetura. Por isso, o livro tende a ganhar mais sentido quando o leitor considera também sua dimensão visual e projetual.
Editora: Editora Unesp
Páginas: 728
Ano: 2003
Edição: 1
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9788571394605
ISBN13: 9788571394605
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora Editora Unesp revela um compromisso constante com temas que transitam entre a filosofia, a história, as ciências humanas e sociais, além de reflexões sobre educação e cultura. O tom das obras é predominantemente denso e reflexivo, com textos que frequentemente adotam um ritmo pausado e argumentativo, convidando o leitor a um mergulho crítico em questões complexas, como a ética, a política, a formação da sociedade e os desafios contemporâneos das instituições. Há uma clara preferência por abordagens que combinam rigor acadêmico com acessibilidade, evitando jargões excessivamente técnicos, o que facilita o diálogo entre especialistas e leitores interessados em aprofundar seus conhecimentos. O catálogo apresenta um equilíbrio entre obras mais teóricas e outras que dialogam diretamente com contextos históricos e sociais, ampliando o alcance do debate para além do ambiente estritamente acadêmico.
