
Título: REPENSANDO A GUERRA FRIA
Autor: unknown author
Sinopse: Um dos principais debates do início do século XXI é se o mundo estaria entrando em uma suposta “nova Guerra Fria”. Não é possível alcançar as tensões internacionais e seus diversos campos de disputa da atualidade sem compreender os cenários e dinâmicas herdados da Guerra Fria. Tal compreensão abarca também questões mais profundas. É importante ir além da noção de que a Guerra Fria foi um embate entre as duas superpotências de então, EUA e URSS. A compreensão do período também envolve aspectos culturais, regionais e sociais, alguns deles de duradouro impacto, cuja influência ainda é percebida no mundo e nas sociedades mesmo décadas depois do colapso da URSS. Todas eles abordados nesta obra, que dialoga com o século XXI lembrando de suas bases no século XX. — Filipe Nobre Figueiredo Historiador formado pela Universidade de São Paulo e criador do Xadrez Verbal.
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “REPENSANDO A GUERRA FRIA”, de unknown author, publicado pela editora Hucitec, em 2023 e com 426 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: Hucitec
Páginas: 426
Ano: 2023
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8584042776
ISBN13: 9788584042777
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,600
- Altura (cm): 14,00
- Largura (cm): 21,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora Hucitec convidam a uma leitura que atravessa campos do conhecimento acadêmico e da reflexão crítica, com forte presença das ciências humanas e sociais. A experiência de leitura pode ser densa e interdisciplinar, mesclando análises teóricas com relatos de práticas profissionais e estudos de caso. O tom varia entre o ensaístico e o didático, frequentemente abordando temas sociais, culturais e políticos em contextos brasileiros, como saúde pública, economia, educação e artes cênicas. A linguagem é, em geral, precisa e orientada para leitores que buscam aprofundamento, seja em debates contemporâneos ou em trajetórias históricas e culturais. O catálogo da Hucitec oferece obras que dialogam com públicos interessados em pensamento crítico, estudos culturais, políticas públicas e processos sociais, com textos que oscilam entre o mais narrativo e o mais informativo.
