
Título: Retóricas de Ontem e de Hoje
Autor: Lineide do Lago Salvador Mosca (org.)
Sinopse: Velhas E Novas Retóricas / Lineide Do Lago Salvador Mosca -- Procedimentos Retóricos Na Literatura Sânscrita Clássica / Carlos Alberto Da Fonseca -- Procedimentos Retóricos Na Poesia Sânscrita Védica / Mário Ferreira -- A Retórica Na Grécia Antiga / Ísis Broges B. Da Fonseca -- A Retórica Na Tradição Latina / Ariovaldo Peterlini -- Figuras De Retórica E Argumentação / Elisa Guimarães -- Pragmática Lingüística / Helena Hathsue Nagamine Brandão -- Argumentação E Discurso / Maria Adélia Ferreira Mauro. Lineide Do Lago Salvador Mosca (org.). Includes Bibliographical References.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Retóricas de Ontem e de Hoje”, de Lineide do Lago Salvador Mosca (org.), publicado pela editora Humanitas, em 1999 e com 199 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Humanitas
Páginas: 199
Ano: 1999
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8586087173
ISBN13: 9788586087172
Sobre a editora
Os livros da editora HUMANITAS apresentam um perfil marcado pela reflexão crítica e análise detalhada em áreas das ciências humanas, linguística e literatura. As obras costumam aprofundar temas como sociolinguística, história cultural e filosofia, com um ritmo que privilegia o rigor acadêmico e a densidade conceitual. O tom dos textos varia entre o analítico e o ensaístico, frequentemente explorando tensões entre normas e práticas sociais, ou entre passado e presente. O catálogo inclui trabalhos que dialogam com contextos históricos e culturais específicos, como movimentos sociais, estudos interdisciplinares e análises literárias, indicando uma preocupação com a produção de conhecimento fundamentado e contextualizado.
