
Título: Sacramentos, Os - Simbolos Do Espirito
Autor: Joseph M. Rovira Belloso
Sinopse: A obra integra a coleção "Sacramentos e Sacramentais" que apresenta uma visão atualizada, a partir do Concílio Vaticano II, dos elos de comunicação entre Deus e o ser humano que se concretizam nos símbolos e sacramentos da Igreja./nO autor que procura integrar na maneira clássica de abordar esses sacramentos, tal como vinham sendo encarados sobretudo depois da Reforma protestante e do Concílio de Trento, os desenvolvimentos do pensamento teológico recente, a realidade da nossa vida de comunhão com a Trindade, graças à participação no Espírito de Deus, e a perspectiva escatológica da união com Deus, como vocação de todos os humanos, de que os cristãos, celebrando os sacramentos, são como que o sinal e a antecipação./nO capítulo central segue o caminho trilhado pelos antigos autores cristãos, que buscavam aprofundar os conceitos que nos são legados pela tradição. Estuda assim os conceitos de mistério, signo, símbolo, sacramentum, culto, celebração e fé, chegando a estabelecer um certo número de critérios que vão permitir encontrar um caminho seguro para o desenvolvimento da teologia dos sacramentos./nNo capítulo seguinte o autor procura evidenciar as deformações da teologia sacramentária da Reforma e nas controvérsias que se seguiram ao Concílio de Trento e que ainda hoje, de certo modo, pesam sobre a teologia dos sacramentos. O último capítulo registra com precisão, as diversas correntes da reflexão católica sobre os sacramentos no século XX, em continuidade com as quais propõe seu ensinamento renovado sobre os sacramentos em geral, bem como sobre cada um dos sete sacramentos em particular, privilegiando os sacramentos da iniciação cristã./nA riqueza da documentação patrística, o estudo minucioso da teologia clássica, através da posição de Tomás de Aquino, a profundidade da análise das diversas correntes da teologia atual e a abundante bibliografia tornam a obra de Rovira Belloso um referencial indispensável a todos os que se interessam hoje pelo estudo dos sacramentos e da liturgia em geral.
Contexto da obra
Na área de Religião, livros como este costumam ser lidos em diálogo com tradição, formação e reflexão. “Sacramentos, Os – Simbolos Do Espirito”, de Joseph M. Rovira Belloso, publicado pela editora Editora Paulinas, em 2005 e com 240 páginas, integra a categoria Livros de Religião. Esse contexto costuma tornar mais claro o lugar do livro dentro de leituras religiosas mais amplas.
Editora: Editora Paulinas
Páginas: 240
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8535615954
ISBN13: 9788535615951
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,290
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,40
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora Editora Paulinas revela um foco constante em temas ligados à espiritualidade, fé e vida comunitária, frequentemente ambientados em contextos religiosos ou culturais brasileiros. O catálogo privilegia narrativas que mesclam elementos de tradição popular, como festas regionais e personagens mascarados, com reflexões teológicas e pastorais que dialogam com a experiência cotidiana dos fiéis. A linguagem tende a ser acessível e acolhedora, ora com um tom didático e informativo, ora com um ritmo mais contemplativo e poético, como nas obras que exploram a amizade ou o cuidado com o próximo. Há também uma atenção especial ao público infantojuvenil, com livros ilustrados e quadrinhos bíblicos que facilitam a aproximação das crianças à mensagem religiosa. As sinopses sugerem que a Editora Paulinas publica tanto textos mais narrativos e emotivos quanto obras de caráter mais prático e orientador, como subsídios para a pastoral e reflexões sobre a vida cristã.
