Sinopse: Produzir energia limpa e em quantidade suficiente para garantir o desenvolvimento e a diminuição da pobreza é um dos maiores desafios da Humanidade. E a corrida por alternativas aos combustíveis fósseis, como o petróleo, que contribuem para o aquecimento global, já começou. A energia é o tema deste volume da coleção Salve o Planeta, que traz sugestões de mudanças de hábito que qualquer pessoa pode adotar se quiser contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Salve O Planeta: Energia”, de Leonardo Valente, publicado pela editora InfoGlobo/JC Livros, em 2007 e com 48 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Leonardo Valente alterna entre análises densas sobre temas sociais e políticos e narrativas que exploram a complexidade humana em contextos marcados por tensões profundas. Em alguns textos, a prosa se mostra direta e informativa, voltada para o entendimento de fenômenos globais e ambientais, enquanto em outros, o ritmo é mais contemplativo e lírico, mergulhando em personagens cujas emoções e conflitos internos ganham relevo. Essa diversidade cria uma experiência que desafia o leitor a navegar entre o concreto das realidades sociais e a subjetividade das histórias pessoais, muitas vezes com uma carga crítica que provoca reflexão sobre poder, identidade e meio ambiente. Os livros de Leonardo Valente convidam a um olhar atento para as contradições do mundo contemporâneo, ora pela via da exposição clara de fatos e estratégias, ora pela via da sensibilidade para as dores e esperanças humanas.