
Título: Santos, um time dos céus
Autor: José Roberto Torero
Sinopse: A história do Santos FC em forma de romance. Torero e Pimenta sabem bem como dosar as informações necessárias com requinte e bom humor. Isso torna o livro não só um documento importante, mas também um relato delicioso de ser ler de uma vez só. Conheça Brás Cubas, o personagem que vive e convida o leitor a vivenciar os principais momentos da história santista. "Meu nome é Santos, Brás Cubas dos Santos, mas todo mundo sempre me chamou só de Santos ou, depois que passei de uma certa idade, de seu Santos. Nasci no bairro do Macuco no dia 1º de abril de 1900. A parteira, que se chamava das Dores mas não merecia o nome, admirada com a potência do meu choro disse que eu viveria cem anos. Quase acertou. Meu pai não teve a mesma sorte: a febre amarela o levou logo depois que nasci. Tirando isso, tive uma vida parecida com a de todo mundo: algumas vitórias, outras derrotas e uns tantos empates. Se quisesse, poderia contar-lhe a história desse século, mas vou lhe contar só uma historia, a história da minha única e grande paixão."
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Santos, um time dos céus”, de José Roberto Torero, publicado pela editora Realejo, em 2007 e com 148 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Realejo
Páginas: 148
Ano: 2007
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788599905043
Sobre a editora
Os livros da editora Realejo convidam o leitor a navegar entre narrativas que mesclam memória afetiva e reflexão crítica, com um ritmo que ora é contemplativo, ora instigante. O catálogo traz obras que transitam entre a literatura brasileira com forte imagética e humor sutil, e textos que abordam temas sociais e filosóficos com tom didático e investigativo. Há um equilíbrio entre relatos pessoais e análises aprofundadas, que se expressam em formatos variados, desde biografias até ensaios e adaptações para público infantojuvenil. A diversidade do material sugere leitores interessados tanto em histórias marcadas por emoção e cinema, quanto em debates éticos e sociais contemporâneos.
