
Título: Semiótica narrativa e textual
Autor: Claude Chabrol
Sinopse: Alguns problemas de Gramática Narrativa e Textual. Roland Barthes: Análise textual de um conto de Edgar Poe. Sorin Alexandrescu: O discurso estranho: Tentativa de definição a partir de uma análise de "A Noite", de Maupassant. Claude Bremond: Os Bons Recompensados e os Maus Punidos: morfologia do conto maravilhoso francês. Pierre Maranda: Cinderela: Teorias dos grafos e dos conjuntos. Siegfried J. Schmidt: Teoria e Prática de um estudo científico da narratividade literária. A.J.Greimas: Os Atuantes, os Atores e as Figuras. Teun A. van Djik: Gramáticas textuais e estruturas narrativas.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Semiótica narrativa e textual”, de Claude Chabrol, publicado pela editora Cultrix e em 1977, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cultrix
Páginas:
Ano: 1977
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora Cultrix revela uma predileção por obras que exploram a intersecção entre ciência, espiritualidade e autoconhecimento, com abordagens que vão do prático ao filosófico. O catálogo frequentemente traz textos que dialogam com temas como psicoterapia, medicina integral, liderança humanizada e tradições espirituais, sempre com um tom reflexivo e didático. Há também espaço para obras que investigam a história, a cultura e a literatura, incluindo coletâneas de contos e análises literárias densas, que convidam o leitor a uma imersão cuidadosa e crítica. Em muitos casos, a narrativa privilegia relatos de casos, exercícios práticos e perspectivas interdisciplinares, o que confere um ritmo que alterna entre o informativo e o contemplativo, atendendo a leitores interessados em aprofundar conhecimentos e expandir visões.
