
Título: Shakespeare - Teatro Da Inveja
Autor: Girard René
Sinopse: Nesta obra revolucionária, um dos mais importantes críticos literários e culturais discute a principal figura da literatura inglesa – William Shakespeare – e propõe uma leitura dramaticamente nova de quase todas as suas peças e poemas. A chave para Teatro da Inveja é a interpretação original que René Girard faz da ideia de “mimese”. Para Girard, as pessoas desejam os objetos não por seu valor intrínseco, mas porque eles são desejados por outras pessoas – nós imitamos os desejos delas. Ele considera essa inveja – ou “desejo mimético” – um dos pilares da condição humana. Utilizando essas intuições provocantes e iconoclastas para analisar a obra de Shakespeare, Girard revela a coerência anteriormente despercebida das peças-problema como Tróilo e Cressida e oferece bons argumentos para elevar Sonho de uma noite de verão da condição de comédia caótica para obra-prima. O livro está repleto de interpretações originais e provocantes: Shakespeare aparece como “profeta da propaganda moderna”, e a ameaça de uma catástrofe nuclear é interpretada à luz de Hamlet. O mais intrigante de tudo, talvez, é um aparte breve, mas brilhante, em que se apresenta uma perspectiva inteiramente nova para o capítulo do Ulisses de Joyce, em que Stephen Dedalus faz uma palestra sobre Shakespeare. Na perspectiva de Girard, somente Joyce, talvez o maior dos romancistas do século XX, chega perto de entender o maior dos dramaturgos do Renascimento. Nesta leitura de notável fôlego de Shakespeare, a prosa de Girard é sofisticada e contemporânea, além de acessível ao leitor comum. Qualquer pessoa interessada em literatura, antropologia ou psicanálise há de querer ler esta obra desafiadora. E qualquer pessoa envolvida na produção teatral encontrará muitas ideias sugestivas em Teatro da Inveja.
Contexto da obra
Na crítica literária, livros como este costumam ampliar a leitura de autores, obras e tradições. “Shakespeare – Teatro Da Inveja”, de Girard René, publicado pela editora É Realizações Editora, em 2021 e com 616 páginas, integra a categoria Livros de Crítica Literária. Na prática, isso ajuda a situar o livro como apoio valioso para quem quer ler obras e autores com mais contexto.
Editora: É Realizações Editora
Páginas: 616
Ano: 2021
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6586217458
ISBN13: 9786586217452
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 1,100
- Altura (cm): 20,50
- Largura (cm): 20,50
- Espessura (cm): 3,50
Sobre a editora
Os livros da editora É Realizações Editora oferecem uma experiência de leitura que privilegia a reflexão profunda sobre temas contemporâneos e históricos, com forte presença de ensaios, textos filosóficos e narrativas que exploram a condição humana e as tensões sociais. O catálogo revela uma atenção cuidadosa à forma e à linguagem, valorizando a construção narrativa que sustenta a densidade das ideias, como em contos longos que funcionam quase como capítulos de um romance. Há uma predominância de obras que discutem questões políticas, culturais e filosóficas, muitas vezes com tom crítico e analítico, abordando desde conflitos históricos até debates atuais sobre identidade, liberdade e moralidade. A leitura desses livros costuma exigir um ritmo atento, pois o tom varia entre o didático, o ensaístico e o literário, com nuances de ironia, nostalgia e tensão intelectual.
