
Título: Solano Trindade: poesia e teatro (antologia)
Autor: Solano Trindade
Sinopse: Solano Trindade: poesia e teatro (antologia) vem a público para marcar os 50 anos da despedida da presença física deste grande poeta, teatrólogo, ator e artista plástico brasileiro. Nascido em Recife em 1908, em uma família com forte presença negra e após apenas 20 anos da abolição formal da escravatura brasileira, Solano bebeu desde cedo da fonte das religiões e ritos de matriz africana, das festas cristãs e de folguedos tradicionais. Depois de completar o ensino básico nos anos 1920, partiu para uma caminhada artística profícua, marcada pela progressiva intensificação de seu comprometimento social e construída ao lado de companheiros do naipe de Abdias Nascimento, Édison Carneiro e de tantas outras pessoas, anônimas ou não, responsáveis por dar continuidade à cultura popular e à militância política. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, chegou a ser preso e perseguido após a publicação de seu segundo livro, Poemas de uma vida simples, de 1944, no qual denunciava as desigualdades sociais e a fome no país. Vinte anos depois, um de seus filhos foi assassinado pela ditadura militar por também desafiar a opressão. Além de Pernambuco, Solano viveu em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Seus deslocamentos propiciaram uma atuação proeminente em coletivos como a Frente Negra Pernambucana, o Centro de Cultura Afro-Brasileiro, o Comitê Democrático Afro-Brasileiro do Teatro Experimental do Negro, o Teatro Folclórico Afro-Brasileiro e o Teatro Popular Brasileiro. Após tamanha contribuição à luta negra e à esquerda brasileira no geral, Solano morreu em decorrência de problemas de saúde aos 65 anos, no Rio de Janeiro. É com o desejo de perpetuar seu legado para as novas gerações que a presente edição compila alguns de seus principais poemas, além de editar pela primeira vez a peça Sambalelê tá doente.
Contexto da obra
Na área de Artes, livros como este costumam interessar pelo repertório visual e pela reflexão estética. “Solano Trindade: poesia e teatro (antologia)”, de Solano Trindade, publicado pela editora Expressão Popular, em 2024 e com 138 páginas, integra a categoria Livros de Artes. Esse contexto costuma ser útil para perceber como o livro pode ampliar olhar e sensibilidade.
Editora: Expressão Popular
Páginas: 138
Ano: 2024
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 6558911450
ISBN13: 9786558911456
Sobre a editora
Os livros da editora Expressão Popular costumam oferecer uma leitura densa e crítica, que mescla política, história e teoria social com uma linguagem acessível e didática. O catálogo privilegia narrativas que exploram a militância, as lutas sociais e o pensamento marxista, muitas vezes apresentando análises históricas detalhadas e debates sobre o papel das classes trabalhadoras, movimentos populares e a educação. A experiência de leitura envolve tanto textos biográficos e históricos quanto reflexões teóricas que dialogam com os desafios contemporâneos, sempre com um tom engajado e comprometido. A diversidade do catálogo pode ser percebida na coexistência de obras mais narrativas, como relatos de militantes e biografias, e outras mais informativas e analíticas, como estudos sobre imperialismo, educação e economia política.
