
Título: Sorriso da Sociedade
Autor: Anna Lee
Sinopse: No efervescente Rio de Janeiro do início do século XX, um assassinato escandaliza o mundo literário: com um tiro pelas costas, o escritor Gilberto Amado mata seu colega de letras, o poeta Annibal Theophilo. O crime, que realmente aconteceu em 1915, é o ponto de partida de O Sorriso da Sociedade, romance-reportagem de Anna Lee. Ancorada em mais de um ano de pesquisas sobre o período, a autora entremeia ficção e fatos históricos para traçar um painel da sociedade durante a chamada Belle Époque tropical. "Os acontecimentos são reais. A ficção entra nas lacunas, como uma maneira de ligar as diferentes histórias da narrativa", explica Anna. Ambientado num dos momentos mais ricos da vida cultural da cidade e do país, o livro retrata uma sociedade em transformação. São os anos da reforma do prefeito Pereira Passos, dos chás na Confeitaria Colombo, da burguesia ascendente que se sentia em Paris. Ao mesmo tempo, era época de mudanças profundas na organização da cidade, que se modernizava - às custas do que ficou conhecido como o Bota Abaixo! - com programas de saneamento e vacinação obrigatória. Jornalista, a autora faz em O Sorriso da Sociedade sua segunda incursão no estilo do romance-reportagem: ao lado de Carlos Heitor Cony, escreveu O Beijo da Morte, sobre as mortes misteriosas de Carlos Lacerda, João Goulart e Juscelino Kubitschek.
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “Sorriso da Sociedade”, de Anna Lee, publicado pela editora Objetiva, em 2006 e com 204 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Objetiva
Páginas: 204
Ano: 2006
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8573027983
ISBN13: 9788573027983
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,290
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,40
Sobre a editora
Os livros da editora Objetiva proporcionam uma experiência de leitura que transita entre narrativas densas e reflexivas, com forte presença de temas históricos, psicológicos e culturais. O catálogo revela uma preferência por textos que exploram conflitos humanos profundos, como paixões intensas, dilemas morais e a complexidade das relações pessoais, muitas vezes ambientados em contextos históricos ou sociais marcantes. A linguagem costuma ser acessível, mas com rigor intelectual, equilibrando obras de caráter mais narrativo e outras com tom mais ensaístico ou biográfico. Há também espaço para a literatura de ficção com suspense e fantasia, que se contrapõe a títulos de não-ficção que abordam política, ciência e comportamento. Essa diversidade sugere um público leitor interessado em ampliar horizontes por meio de leituras que estimulam a reflexão e o conhecimento.
