
Título: Temas de Recuperação Empresarial e Falência
Autor: Carlos Roberto Claro
Sinopse: Este livro visa estudar três institutos relacionados à recuperação judicial e à falência. São eles: (i) a situação jurídica dos coobrigados quando da recuperação judicial do devedor principal; (ii) o procedimento arbitral que envolve interesses de massa falida; e (iii) os aspectos relacionados à falência internacional e aos sistemas utilizados para dirimir conflitos que envolvam devedor com filial em outro país. Os temas foram escolhidos considerando especialmente sua atualidade – acentuada globalização econômica e crise empresarial –, bem como pelo fato de que são raras as obras, atualmente, que dedicam algumas linhas a vários aspectos aqui abordados. Por fim, a atividade prática da advocacia contribuiu, de forma significativa, para que se voltassem os olhos a aspectos relevantes do processo de insolvência, buscando vê-los sob um viés eminentemente científico. O livro visa estudar três institutos relacionados ao processo falencial e à recuperação judicial, os quais foram escolhidos com base em alguns critérios bem definidos: (i) notou-se a ausência, até o presente momento, de obras específicas acerca da situação jurídica dos coobrigados, fiador e avalista, quando da reorganização judicial do devedor principal, levando-se em conta também a questão que envolve a dívida constante do plano de reestruturação; quais são os efeitos jurídicos que a novação da dívida, objeto de tal documento, espraia em relação aos coobrigados; em caso de eventual falência do recuperando, quais são as consequências jurídicas em relação a todos esses atos; (ii) o tema arbitragem envolvendo os interesses da massa falida é um assunto ainda pouco explorado pela doutrina nacional, mas que não pode passar despercebido do intérprete, considerando que vem sendo ampliado o estudo e a prática relacionados a tal modo de resolução de conflitos; e (iii) a questão da falência internacional, também é um tema importante em época de acentuado processo de globalização e que, não raro, passa ao largo da jurisprudência e da doutrina brasileira. O inteiro teor desses escritos não diz, pois, com argumentos jurídicos conservadores a respeito dos institutos jurídicos nele tratados (a posição jurídica do avalista e fiador diante da reorganização judicial do devedor principal, como exemplo). Trata-se, isso sim, de posições, digamos, progressistas, não Kelsenianas, não dogmáticas, e muito menos “extremistas” juridicamente. São apenas posições jurídicas decorrentes de estudos científicos sobre os temas escolhidos. Certamente vão de encontro ao que consta das mais atuais obras jurídicas que tratam de alguns dos temas ora propostos. Entrementes, as posições aqui adotadas vão, efetivamente, ao encontro justamente da linha de entendimento que há muito se vem defendendo pelo intérprete.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Temas de Recuperação Empresarial e Falência”, de Carlos Roberto Claro, publicado pela editora Íthala, em 2012 e com 294 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Íthala
Páginas: 294
Ano: 2012
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8561868376
ISBN13: 9788561868376
Sobre a editora
Os livros da editora Ithala convidam o leitor a navegar por temas que transitam entre o cotidiano prático e reflexões profundas sobre sociedade, identidade e experiência humana. A leitura frequentemente se desenrola em formatos que mesclam relatos pessoais, análises institucionais e abordagens educativas, com um tom que pode ir do íntimo e emotivo ao didático e analítico. O catálogo sugere um interesse em obras que dialogam com questões sociais contemporâneas, como inclusão, políticas públicas e movimentos sociais, ao mesmo tempo em que valoriza narrativas que exploram a subjetividade e o desenvolvimento pessoal. O ritmo das obras varia, incluindo textos que propõem exercícios de atenção e contemplação, e outros que apresentam discussões mais densas e estruturadas.
