
Título: Tratado do Todo-Mundo
Autor: Édouard Glissant
Sinopse: Neste "Tratado do Todo-Mundo" , o renomado filósofo e poeta martinicano oferece uma reflexão original sobre a miscigenação global, seguindo uma linha de pensamento que abre janelas esperançosas para a tolerância. A obra em questão é um apelo a um mundo novo, aberto a povos anteriormente marginalizados, que agora se tornam cada vez mais visíveis no cenário global, embora sob a constante ameaça de totalitarismos diversos. Nesta era de miscigenação sem precedentes, a palavra poética de Glissant é um desafio, uma busca pela capacidade da imaginação para intermediar entre as culturas. Embora pouco conhecido no Brasil, apesar de ter recebido numerosos prêmios e distinções na Europa e na América, Glissant aborda com grande lucidez questões que não são alheias ao curso histórico, como a pureza de sangue e o racismo, os fundamentalismos ideológicos e a imposição de dogmas.
Contexto da obra
Nas Ciências Políticas, livros como este costumam dialogar com instituições, ideias e vida pública. “Tratado do Todo-Mundo”, de Édouard Glissant, publicado pela editora N-1 Edições, em 2024 e com 227 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Políticas. Esse enquadramento ajuda o leitor a perceber melhor a natureza analítica da obra e seu lugar no debate político.
Editora: N-1 Edições
Páginas: 227
Ano: 2024
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 6561190173
ISBN13: 9786561190176
Sobre a editora
Os livros da editora N-1 Ediçoes convidam o leitor a uma imersão em textos densos que transitam entre filosofia, política, arte e crítica social. A experiência de leitura costuma exigir atenção cuidadosa a conceitos complexos, com narrativas que oscilam entre o ensaio rigoroso e a reflexão poética, muitas vezes atravessadas por diálogos e cartas inéditas. O catálogo privilegia temas como o corpo, a temporalidade, a crítica ao racismo e às estruturas coloniais, além de explorar a relação entre arte e subjetividade. A linguagem é ao mesmo tempo densa e instigante, com ritmo que pode variar do mais contemplativo ao mais tenso, e um tom que mistura o didático com o experimental. Em meio a essa diversidade, há obras que se aproximam da filosofia política, outras que se dedicam a análises culturais e algumas que propõem cartografias conceituais para pensar o presente.
