
Título: Tripe do Tripudio e Outros Contos Hediondos
Autor: Glauco Mattoso
Sinopse: Com linguagem ao mesmo tempo elaborada e divertida, Glauco cria 25 histórias breves inspiradas em seus próprios (e famosos) sonetos. Todos os textos giram em torno dos temas que fizeram de GM um dos mais celebrados poetas brasileiros da segunda metade do século XX: podolatria, cegueira, sado-masoquismo, escatofilia, homossexualidade e as hipócritas relações da sociedade com as “perversões sexuais” no dia-a-dia. Na imensa maioria das histórias, o autor é nomeado como personagem, estratégia narrativa que dá margem a leituras biográficas e coloca em xeque a construção da persona literária, remetendo a grandes nomes da tradição ocidental, de Hesíodo a Jorge Luis Borges. Assim, entre as narrativas reunidas neste livro, a que dá título a ele (“Tripé do tripúdio”), por exemplo, descreve, em primeira pessoa, a situação em que o escritor é assediado por uma mulata em plena noite de autógrafos de um de seus livros. O namorado da mulher, ao ver a cena, diz para o narrador que ela sempre faz assim para enciumá-lo, ao que o personagem responde, para tranquilizá-lo, revelando-se gay. Incrédulo, o namorado insiste com o narrador, desconfiado de que este quer apenas disfarçar o flerte com sua namorada. O namorado, porém, insiste com o narrador até que o conto termina com uma cena de felação entre os dois.
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “Tripe do Tripudio e Outros Contos Hediondos”, de Glauco Mattoso, publicado pela editora Tordesilhas, em 2011 e com 216 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Tordesilhas
Páginas: 216
Ano: 2011
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8564406101
ISBN13: 9788564406100
- Encadernação: CAPA DURA
- Peso (kg): 0,380
- Altura (cm): 14,00
- Largura (cm): 21,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora Tordesilhas costumam oferecer uma experiência de leitura que mescla profundidade literária e diversidade temática, com obras que transitam entre o realismo psicológico e o fantástico, o histórico e o contemporâneo. Muitas narrativas exploram conflitos internos intensos, seja em ambientes urbanos, rurais ou exóticos, como o Pantanal ou o Norte da África, frequentemente com um tom intimista e um ritmo que varia do sinuoso ao ágil. O catálogo apresenta desde crônicas ilustradas e biografias detalhadas até thrillers e romances que abordam questões sociais e existenciais, sempre com uma linguagem que privilegia a densidade e a reflexão. Essa variedade sugere um público leitor interessado em histórias que desafiam expectativas e convidam à imersão cuidadosa.
