
Título: Um cordel atrás do outro
Autor: Cícero Manoel
Sinopse: Coletânea de córdeis, gênero nordestino. No Brasil, a literatura de cordel representa uma manifestação tradicional da cultura interiorana do nordeste que adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960. É por meio da oralidade e da presença de elementos da cultura brasileira que ela possui uma importante função social: informar e divertir os leitores.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Um cordel atrás do outro”, de Cícero Manoel, publicado pela editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em 2017 e com 170 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Imprensa Oficial Graciliano Ramos
Páginas: 170
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9788594650399
Sobre a editora
Os livros da editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos costumam oferecer uma experiência de leitura marcada por uma forte conexão com o cotidiano regional, especialmente do Nordeste brasileiro, onde a paisagem, a cultura e a história local permeiam os textos. O catálogo privilegia narrativas que transitam entre o real e o fantástico, com contos que exploram personagens em situações que desafiam a lógica comum, criando um clima de mistério e lenda. Além disso, há uma presença significativa da poesia, que varia entre o experimental e o clássico, abordando temas como o amor não correspondido, a memória e a existência. O tom das obras pode oscilar entre o intimista e o mais narrativo, com ritmo ora acelerado, ora contemplativo, o que permite ao leitor uma imersão sensorial e reflexiva.
