
Título: Um Mundo a Construir
Autor: Marta Harnecker
Sinopse: Uma das mais importantes marxistas latino-americanas, Marta Harnecker mais uma vez se debruça sobre os problemas atuais da esquerda e da luta de classes. Um mundo a construir foi a obra vencedora do Prêmio Libertador de Pensamento Crítico em 2014, na Venezuela. Este livro, resultado de anos de militância e pesquisa, acompanhando in loco os movimentos de resistência e alternativa ao neoliberalismo, juntamente com uma profunda análise sobre os desafios da esquerda no século XXI, sistematiza estas reflexões, ao mesmo tempo em que coloca novos desafios e reafirma a possibilidade do socialismo neste século e neste continente. Dividido em três partes, a autora perpassa o cenário político latino-americano desde a segunda metade dos anos 1990, período de ofensiva neoliberal, à formação dos governos progressistas e iniciativas de integração continental como forma de resistência, projetando por fim a construção do socialismo do século XXI. Sua elaboração é rigorosa, dialética, viva e sensível para as contradições dos processos que aborda, assim como imagina o processo de construção do socialismo em nosso continente. Cientista política e militante por quatro décadas de trabalho incessante, autora de praticamente uma centena de livros, Marta Harnecker não se furtou dos desafios do novo século. Ela se coloca, mais uma vez, diante dos dilemas e contradições da construção do socialismo no século XXI, com a experiência de quem vivenciou as revoluções cubana, nicaraguense e o governo Allende. Agora, apresenta-nos uma obra fundamental para refletir sobre os primeiros anos do novo século, mas principalmente para nos desafiar a construir os próximos anos e transformações.
Contexto da obra
Nas Ciências Políticas, livros como este costumam dialogar com instituições, ideias e vida pública. “Um Mundo a Construir”, de Marta Harnecker, publicado pela editora Expressão Popular e com 272 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Políticas. Esse enquadramento ajuda o leitor a perceber melhor a natureza analítica da obra e seu lugar no debate político.
Editora: Expressão Popular
Páginas: 272
Ano:
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8577433293
ISBN13: 9788577433292
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,307
- Altura (cm): 14,00
- Largura (cm): 21,00
- Espessura (cm): 3,00
Sobre a editora
Os livros da editora Expressão Popular costumam oferecer uma leitura densa e crítica, que mescla política, história e teoria social com uma linguagem acessível e didática. O catálogo privilegia narrativas que exploram a militância, as lutas sociais e o pensamento marxista, muitas vezes apresentando análises históricas detalhadas e debates sobre o papel das classes trabalhadoras, movimentos populares e a educação. A experiência de leitura envolve tanto textos biográficos e históricos quanto reflexões teóricas que dialogam com os desafios contemporâneos, sempre com um tom engajado e comprometido. A diversidade do catálogo pode ser percebida na coexistência de obras mais narrativas, como relatos de militantes e biografias, e outras mais informativas e analíticas, como estudos sobre imperialismo, educação e economia política.
