
Título: Um Punhado de Pó
Autor: Evelyn Waugh
Sinopse: Tony Last vive para a sua mansão de estilo gótico vitoriano e para um casamento que crê feliz. Sucede, porém, que o gótico vitoriano enerva a sua encantadora mulher, Lady Brenda, e, juntamente com o quotidiano do campo, representa o tédio de uma vida sem conflitos e também sem préstimo no mundo presente. Esse tédio lança Lady Brenda num relacionamento amoroso com um jovem apático, sem interesse nem posição. Assim começa esta obra-prima literária de 1934. A visão mordente e tragicómica da decadência das classes altas inglesas no período entre as duas grandes guerras revela o génio criativo e o espírito de Evelyn Waugh, inquestionavelmente um dos maiores escritores do século XX.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Um Punhado de Pó”, de Evelyn Waugh, publicado pela editora Companhia das Letras, em 1934 e com 300 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 300
Ano: 1934
Edição:
Linguagem: inglês
ISBN: 8585095520
ISBN13: 9788585095529
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
