
Título: Uma luz sobre Avallon
Autor: Celtas & Druidas
Sinopse: Livro imprescindível para quem estuda e pratica o druidismo, e também muito útil para quem deseja apenas conhecer melhor os druidas e sua religião. A proposta da autora, ao dar esse nome ao livro, é colocar uma “luz” - esclarecer - sobre os celtas, elucidando muitas questões comumente abordadas sobre eles de forma leviana. Maria Nazareth se arma de uma embasada bibliografia e nos presenteia com um livro lúcido, esclarecedor e de agradável leitura. Ciente de que a vida social, política, intelectual e religiosa dos celtas era toda baseada na presença e ensinamentos dos druidas, é neles que a autora se apoiou em seu estudo. Além de uma clara exposição sobre os druidas, o livro passeia sobre outros representantes relevantes da sociedade celta, os reis, os guerreiros e a privilegiada figura feminina. Possui um glossário muito útil no capítulo 10 que, como o nome do mesmo nos diz, é uma compilação de pessoas, personagens, lugares, coisas, símbolos e seu respetivo significado com informações detalhadas e cruzadas. Devo, no entanto, mencionar um erro, não sei se da autora ou da editora, uma vez que na contra-capa do livro afirma-se que os druidas eram monoteístas. Sabe-se, sem margem para interpretações, que os celtas e seus sacerdotes druidas eram politeístas. Mas apenas uma frase não há de macular esse ótimo trabalho de pesquisa. Pioneiro sobre o tema no Brasil, esse é um livro completo, onde temos informações sobre a sociedade celta, sua história, sua religião, seu pensamento, seus ritos, seu uso da magia e a profundidade de seus mitos, sem deixar de fora o legado que se apresenta vivo ainda hoje, nos modernos mitos, nas festas populares, na música, na literatura e até na filosofia. Termino citando um trecho do livro que nos mostra a relevância que a autora dá ao tema: “Como podemos perceber, a civilização celta diz respeito à Europa Ocidental (…). Durante muito tempo o homem ocidental acreditou e considerou que somente os gregos e os romanos nos trouxeram a civilização. Séculos de cultura oficial baseada na crença dos modelos greco-latinos nos distanciaram da realidade: o Ocidente é herdeiro dos celtas.” (Andréa Éire - [email protected])
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Uma luz sobre Avallon”, de Celtas & Druidas, publicado pela editora Mercuryo, em 1994 e com 205 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Mercuryo
Páginas: 205
Ano: 1994
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788572720601
Sobre a editora
Os livros da editora MERCURYO costumam explorar temas ligados ao esoterismo, mistério e espiritualidade, com narrativas que transitam entre relatos históricos, investigações detalhadas e análises simbólicas. A experiência de leitura frequentemente envolve uma imersão em mundos que misturam fatos, especulações e interpretações, com textos que podem ser densos e ricos em detalhes, como manuscritos antigos ou diários de viagem no tempo. O catálogo também revela obras que abordam o autoconhecimento e a psicologia, usando abordagens que combinam teoria e prática, com um tom didático e reflexivo. Há ainda espaço para histórias de suspense e mistério, algumas com clima mais investigativo e outras com pitada de fantasia, o que confere certa diversidade ao conjunto. O ritmo dos textos varia entre passagens mais descritivas e momentos de tensão narrativa, sempre com um cuidado para apresentar informações que convidam à reflexão.
