
Título: Universo do Cerrado: Volume I
Autor: Horieste Gomes (coordenador)
Sinopse: Os estudos reunidos neste Universo do Cerrado constituem bem mais do que um grito de alerta contra a sua acelerada degradação e destruição. O não reconhecimento do Cerrado como bioma natural pela Constituição brasileira de 1988 deixa-o ainda mais vulnerável à ação de indivíduos, grupos e empresas nacionais e multinacionais detentores de capital financeiro e com acesso a empréstimos oficiais. Apoiados em uma lógica pragmática, em nome da economia de mercado, do progresso e do desenvolvimento, "coisificam" o Cerrado - visto como objeto de uso e desuso, descartável - e o exploram além de sua sustentabilidade produtiva, pondo em risco a sua sobrevivência.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Universo do Cerrado: Volume I”, de Horieste Gomes (coordenador), publicado pela editora UCG, em 2008 e com 278 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: UCG
Páginas: 278
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8571034710
ISBN13: 9788571034716
Sobre a editora
Os livros da editora Ucg costumam explorar temas que transitam entre a reflexão cultural, histórica e social, com um olhar que mescla pesquisa documental e narrativa envolvente. A experiência de leitura frequentemente envolve um ritmo que equilibra análises detalhadas e relatos que evocam imagens vívidas, como no caso de estudos sobre tradições religiosas, biografias que questionam versões consolidadas e reflexões sobre a natureza humana em contextos contemporâneos. O tom varia entre o analítico e o pessoal, com textos que ora aprofundam debates acadêmicos, ora se aproximam da sensibilidade literária. O catálogo indica uma preferência por obras que dialogam com a história, a memória e as tensões sociais, sempre com uma linguagem clara e acessível.
