
Título: Viagem em torno de Pelé
Autor: Mário Filho
Sinopse: Este livro, como o próprio título esclarece, trata da biografia de Pelé. Mas sem dúvida alguma é uma biografia diferente pois conta a história de um Pelé muito diferente do Pelé que conhecemos hoje. Sem entrar em juízos de valores, diremos apenas que é a história de um Pelé escrita na plenitude de sua melhor competência. Craque de futebol, o melhor que o mundo já assistiu até hoje. Como se não bastasse a história e o personagem, tudo isso é contado pelo jornalista Mário Filho, inigualável nesta arte e cuidadoso pesquisador daquilo que escrevia. A integridade e o compromisso com a informação, sua marca registrada, andam um pouco esquecidos hoje em dia, quando uma maquiagem bem feita, uma iluminação correta e um cervejaria patrocinando dão o tom da crônica esportiva. O que aliás este livro não é, é muito mais, é um importante retrato sociológico de uma época e um povo.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Viagem em torno de Pelé”, de Mário Filho, publicado pela editora Edição do Autor, em 1963 e com 353 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edição do Autor
Páginas: 353
Ano: 1963
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Ediçao do autor apresentam um perfil editorial que privilegia narrativas densas e variadas, com forte presença de temas ligados à história local, esportes e questões sociais. A experiência de leitura costuma alternar entre relatos biográficos, crônicas e romances que exploram realidades humanas complexas, como comunidades marginalizadas e trajetórias pessoais marcadas por desafios. O tom varia do poético ao investigativo, passando por textos que mesclam emoção e análise, com ritmo que pode ser tanto contemplativo quanto tenso, dependendo do tema. O catálogo sugere uma atenção especial a histórias que trazem à tona memórias culturais, esportivas e religiosas, além de obras que abordam o autodesenvolvimento e a crítica social.
