
Título: A estrada de Salamanca
Autor: Antenor Pimenta
Sinopse: Juan e Fernando, tomados pela mesma paixão, juram amar Isabel para sempre, à distância. O destino, no entanto, leva Isabel a amar Fernando. Juan o desafia para o jogo de honra: se perder deve se afastar da amada por trinta intermináveis anos. Fernando perde. E, então, envereda por caminhos e aventuras que o levarão a trilhar a estrada de Salamanca. Antenor Pimenta revela, em seu primeiro romance, ter absoluto domínio das palavras, a ponto de se permitir pontuar a narrativa com divagações sobre o tempo e a arte de narrar. Constrói, assim, um texto rico, tricotado com minúcias e leveza adoráveis.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A estrada de Salamanca”, de Antenor Pimenta, publicado pela editora Rocco, em 1995 e com 304 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Rocco
Páginas: 304
Ano: 1995
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8532505716
ISBN13: 9788532505712
Sobre a editora
Os livros da editora Rocco apresentam uma experiência de leitura que transita entre narrativas densas e envolventes, com personagens complexos e temas que exploram tanto conflitos históricos e sociais quanto dilemas íntimos e pessoais. O catálogo revela obras que abordam desde epopeias antigas, como batalhas e mitos, até questões contemporâneas como violência urbana, saúde mental e desafios profissionais. A linguagem varia entre o poético e o direto, com textos que podem ser ao mesmo tempo reflexivos e tensos, ora com ritmo acelerado, ora mais contemplativo. A diversidade editorial permite encontrar títulos que mesclam ficção, ensaio, biografia e literatura juvenil, evidenciando uma preocupação em dialogar com públicos variados, sem perder a profundidade e o rigor narrativo.
