
Título: A leitura e os leitores
Autor: Eni Orlandi
Sinopse: O objetivo desse livro é produzir uma forma de conhecimento sobre leitura e sobre sujeito-leitor que dê à escola uma sustentação sobre bases descritivas histórico-discursivas consistentes e que lhe permita trabalhar com noções mais próximas das determinações reais de seus aprendizes.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A leitura e os leitores”, de Eni Orlandi, publicado pela editora Pontes, em 1998 e com 208 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Pontes
Páginas: 208
Ano: 1998
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8571131201
ISBN13: 9788571131200
Sobre a editora
Os livros da editora PONTES convidam a uma leitura que combina rigor acadêmico e reflexão crítica, especialmente nas áreas de linguística, análise do discurso e educação. A experiência de leitura frequentemente envolve textos densos, com foco em teorias contemporâneas e multidisciplinares, que exploram temas como linguagem, comunicação, identidade e cultura. O tom varia entre o analítico e o ensaístico, com obras que transitam entre estudos teóricos e relatos de trajetórias pessoais ou sociais, criando um equilíbrio entre o mais narrativo e o mais informativo. O catálogo apresenta obras que dialogam com o contexto brasileiro e latino-americano, com atenção à diversidade social e cultural, e também textos que abordam questões de gênero, política e psicanálise.
