
Título: A Polêmica que a (Pena de) Morte Perdeu
Autor: Joviniano Soares de Carvalho Neto
Sinopse: Joviniano Neto aborda em seu livro os fatos que cercaram a prisão, o julgamento e a condenação de Theodomiro Romeiro dos Santos, único cidadão condenado à pena de morte, desde a Proclamação da República, em 1889. Militante político que lutava contra a ditadura militar, Theodomiro foi condenado por matar um sargento no momento da sua prisão. Visando, sobretudo, desvendar a relação que se estabeleceu entre o regime miliar e os jornais de Salvador, em função das notícias sobre o caso, A polêmica que a (pena de) morte perdeu compõe o acervo da história da imprensa da Bahia.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “A Polêmica que a (Pena de) Morte Perdeu”, de Joviniano Soares de Carvalho Neto, publicado pela editora Edufba, em 2014 e com 463 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edufba
Páginas: 463
Ano: 2014
Edição: Hist—ria e Geografia
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9788523212841
ISBN13: 9788523212841
Sobre a editora
Os livros da editora Edufba apresentam uma experiência de leitura marcada pela diversidade temática e pelo rigor acadêmico, que se traduz em obras que transitam entre a análise histórica, a reflexão cultural e a investigação social. O catálogo reúne desde narrativas que valorizam a cultura regional, como a vida rural e festas populares, até estudos críticos sobre temas como direito, economia e linguística. A linguagem varia entre o acessível e o técnico, com textos que ora privilegiam o diálogo e o relato, ora a exposição teórica e metodológica, oferecendo um ritmo que pode ser tanto contemplativo quanto didático. Essa variedade sugere um público leitor interessado em aprofundar conhecimentos em áreas específicas, sem abrir mão de abordagens que dialogam com a realidade local e contemporânea.
