
Título: Abordagens: Sobre comunicação e cultura
Autor: Antonio Méndez Rubio
Sinopse: O livro de Antonio Méndez Rubio consiste em uma intervenção política em sentido amplo, que inter-relaciona questões relativas à vida em comum, à cultura popular e de massas, tendo o pensamento crítico como fio condutor. Busca entrar, de forma polêmica, na atualidade tentando compreender as dinâmicas mais invisíveis e inconscientes do mundo global, a mudança tecnológica e a concepção da vida cotidiana tal como se manifesta em linguagens, textos e discursos audiovisuais e culturais em sentido amplo. Em um cenário de colapso da política, identifica uma crise social que se manifesta tanto na ordem do massivo-coletivo como do individual-subjetivo, cuja exacerbação teria levado o mundo ao limite, pela contundência dos interesses econômicos, associada à complacência dos governos e dos cidadãos em âmbito global. Esse diagnóstico crítico conecta-se com a hipótese subjacente de um “fascismo de baixa intensidade”, como aspiração de totalização do espaço social, instalado ambientalmente sob chaves mercantil, tecnológica e midiática, atuando na conformação de uma subjetividade compatível com o novo projeto mundial de socialização, tema tratado em seu outro livro, intitulado “Subam a bordo”. Como a mais renovadora e vital baforada de ar fresco, retomando a noção de W. Benjamin, ao tratar da dissolução da fronteira entre interior e exterior, de que a emergência do fundo provoca uma dissolução das formas, instaurando uma crise, o autor defende que seja essa crise vista não como destruição resultante de algo, senão como condição de reinvenção, ou, como mais bela e inspiradoramente propõe no livro, como um momento em que “tudo se move, ou se remove, ou se comove… ou, dito com outras palavras, está ‘tudo por fazer’”, tanto no campo do possível como do impossível.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Abordagens: Sobre comunicação e cultura”, de Antonio Méndez Rubio, publicado pela editora Expressão Popular, em 2020 e com 236 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Expressão Popular
Páginas: 236
Ano: 2020
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 6556260096
ISBN13: 9786556260099
Sobre a editora
Os livros da editora Expressão Popular costumam oferecer uma leitura densa e crítica, que mescla política, história e teoria social com uma linguagem acessível e didática. O catálogo privilegia narrativas que exploram a militância, as lutas sociais e o pensamento marxista, muitas vezes apresentando análises históricas detalhadas e debates sobre o papel das classes trabalhadoras, movimentos populares e a educação. A experiência de leitura envolve tanto textos biográficos e históricos quanto reflexões teóricas que dialogam com os desafios contemporâneos, sempre com um tom engajado e comprometido. A diversidade do catálogo pode ser percebida na coexistência de obras mais narrativas, como relatos de militantes e biografias, e outras mais informativas e analíticas, como estudos sobre imperialismo, educação e economia política.
