
Título: Academias de Arte
Autor: Nikolaus Pevsner
Sinopse: Em Academias de arte, Nikolaus Pevsner aborda mais de quatrocentos anos de ensino artístico em uma pesquisa monumental, que vai desde as primeiras experiências renascentistas até a Bauhaus alemã. O livro é um dos grandes clássicos da história da arte, agora em sua primeira tradução para a língua portuguesa. A palavra "academia" originou-se na Grécia antiga e faz referência ao nome do bairro onde Platão levava seus alunos para ensinar filosofia. O termo, que migrou para a Itália no Renascimento, serviu primeiro para designar grupos de amigos dedicados a estudar os mais variados assuntos, como a arte e a filosofia. Foi no século XVI, com o advento do absolutismo, que a palavra ganhou outro sentido. O Estado passa a ser mais rígido e as academias vão sentir os reflexos dessa nova ordem política em um regime administrativo igualmente mais severo. Assim, com o estreitamento do vínculo entre artistas e governo, essas instituições tornam-se fatores determinantes na história da arte. Mas o autor não se limita a descrever a evolução dos estilos e dos métodos de ensino; seu interesse está na relação do artista com seu tempo e as mudanças de sua função perante a sociedade. Para isso, Pevsner analisa cada uma das instituições que importaram o rígido modelo italiano ao longo dos séculos, em suas particularidades, conflitos e polêmicas. O livro faz parte da coleção História Social da Arte, coordenada por Sergio Miceli e Lilia Moritz Schwarcz, inaugurada com o lançamento de A pintura da vida moderna, de T. J. Clark.
Contexto da obra
Na área de Artes, livros como este costumam interessar pelo repertório visual e pela reflexão estética. “Academias de Arte”, de Nikolaus Pevsner, publicado pela editora Companhia das Letras, em 2005 e com 440 páginas, integra a categoria Livros de Artes. Esse contexto costuma ser útil para perceber como o livro pode ampliar olhar e sensibilidade.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 440
Ano: 2005
Edição: undefined
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8535905871
ISBN13: 9788535905878
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,780
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,20
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
