
Título: Amazonia, Culturas, Linguagens
Autor: Sílvio Augusto de Oliveira Holanda
Sinopse: O livro ora publicado resulta de uma seleção de dezesseis trabalhos completos nas áreas de Linguística e de Estudos Literários. No primeiro campo de investigação, os artigos enfocam, sobretudo, questões relacionadas à morfologia da língua Parkatêjê (a expressão do tempo) e à tipologia das línguas indígenas. Assinados pelos mais expressivos ensaístas brasileiros (Benjamin Abdalla Jr, Maria Célia Leonel e Eneida Maria de Souza) e internacionais (Ettore Finazzi-Agrò), no campo dos Estudos Literários, os temas indicam um diálogo com os domínios das Ciências Sociais, da História e das outras ciências, em especial aquelas voltadas para os estudos culturais e as manifestações artísticas nas diferentes sociedades, abordando-se, entre outros aspectos, a literatura e as tradições orais, os regimes estéticos na contemporaneidade, os regimes de produção e circulação do livro, bem como as práticas de leitura no contexto latino-americano e a recepção crítica de autores brasileiros
Contexto da obra
Na área de Linguística e Comunicação, livros como este costumam interessar por linguagem, discurso e mediação. “Amazonia, Culturas, Linguagens”, de Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, publicado pela editora CRV, em 2011 e com 286 páginas, integra a categoria Livros de Linguística e Comunicação. Na prática, isso ajuda a entender melhor o lugar do livro entre linguagem, análise e formas de comunicação.
Editora: CRV
Páginas: 286
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8580422671
ISBN13: 9788580422672
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,500
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,80
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
