
Título: Arte de Ser: Crônicas
Autor: Artur da Távola
Sinopse: Artur da Távola é um escritor. E pronto. Parece pouco, mas não é. Jornalista com muitos anos de experiência, tendo revolucionado a crítica de televisão, sobretudo nos muitos anos de ''O globo'' e ''O Dia'', Artur da Távola é um intelectual múltiplo, dos melhores produzidos pela cultura brasileira, em especial no gênero que o consagrou: a crônica. Neste livro, ele vai desde as crônicas sobre ser jovem, ser tímido, ser idoso, ser pai, ser Flamengo, ser Fluminense, ser Vasco, ser Botafogo até uma inspirada série relativa ao amor, reflexão sobre a avida, fixando-se depois num capítulo essencial: Ética e Cidadania, em que se debruça sobre as quatro faces da Ética ou Moral. Aqui se coloca todo o pensamento do político sensível, hoje líder do seu Partido na Câmara dos Deputados, que pensa um Brasil mais forte, mais justo, mais humano, com a prevalência dos valores morais dos quais nossa sociedade parece ter-se afastado. Com a colaboração da professora Maria Lucy Monteiro Siqueira, o livro apresenta comentários e aproveitamento da leitura, instrumentos de extrema utilidade nas escolas onde certamente esta obra será adotada, dada a sua indiscutível qualidade.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Arte de Ser: Crônicas”, de Artur da Távola, publicado pela editora Consultor, em 1994 e com 108 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Consultor
Páginas: 108
Ano: 1994
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8585206624
ISBN13: 9788585206628
Sobre a editora
Os livros da editora Consultor costumam apresentar uma combinação de obras clássicas adaptadas para públicos mais jovens e textos que exploram a cultura e a literatura brasileira com um olhar reflexivo. A experiência de leitura varia entre narrativas históricas e romances condensados, até ensaios e crônicas que abordam temas sociais e éticos com linguagem acessível. O catálogo sugere uma atenção especial à mediação do leitor, com textos que frequentemente trazem comentários, ilustrações e adaptações para facilitar o contato com obras-primas. Há também espaço para abordagens sensoriais e poéticas, que convidam à descoberta dos sentidos e das emoções, equilibrando o tom entre o didático e o literário.
