
Título: As Origens do Fascismo
Autor: Robert Paris
Sinopse: Quais foram os responsáveis pelo aparecimento do fascismo na Itália? A ''''massa de manobra'''' constituída por pequeno-burgueses? As contradições econômicas entre o Norte industrializado e o Sul agrícola? O apoio dos Círculos Dirigentes? Robert Paris tenta responder a essas perguntas à medida que compõe o quadro da historia italiana num período marcado pela violência aberta e caracterizadora, pelas lutas entre os partidos políticos e pelas manifestações sindicalistas. E é a profundidade de sua análise que faz deste livro um estudo de grande importância para a compreensão do fenômeno, não apenas em sua dimensão peninsular.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “As Origens do Fascismo”, de Robert Paris, publicado pela editora Perspectiva, em 1993 e com 136 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Perspectiva
Páginas: 136
Ano: 1993
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8527305372
ISBN13: 9788527305372
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,138
- Altura (cm): 20,50
- Largura (cm): 11,50
- Espessura (cm): 0,80
Sobre a editora
Os livros da editora Perspectiva costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico e profundidade reflexiva, com foco em temas como filosofia, história, artes e ciências sociais. O catálogo privilegia obras que exploram a cultura, a política e a religião sob perspectivas históricas e críticas, muitas vezes atravessadas por análises detalhadas e linguagem densa, mas acessível. Há um equilíbrio entre textos ensaísticos, estudos históricos e biográficos, e abordagens fenomenológicas ou semióticas, que convidam o leitor a um envolvimento intelectual prolongado. O tom, em geral, é sério e contemplativo, com ritmo que privilegia a reflexão mais do que a narrativa rápida.
