Sinopse: Túlio Schüster é um jovem de 20 anos, descendente de imigrantes alemães, vivendo em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Estamos em 1982, época da abertura política. Túlio rememora suas férias na casa dos avós, as viagens de caminhão com o pai, a escola, a descoberta do amor e da literatura.
Contos
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Caminhando na Chuva”, de Charles Kiefer, publicado pela editora Editora Mercado Aberto, RS, em 1988 e com 80 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Charles Kiefer oferece um mergulho em universos marcados por tensões sociais e afetivas, onde o íntimo e o coletivo se entrelaçam com delicadeza. A prosa e a poesia se alternam entre a contenção e a sutileza, revelando personagens que enfrentam conflitos profundos, muitas vezes em pequenas cidades ou comunidades específicas, como reservas indígenas ou núcleos familiares. O ritmo varia entre o contemplativo e o narrativo, com momentos de silêncio e reflexão que convidam o leitor a desacelerar e absorver nuances. Há um cuidado evidente na construção dos personagens, que vivem dilemas ligados à identidade, pertencimento e memória, sempre com uma linguagem precisa e imagens que evocam sensações concretas. Essa experiência literária provoca perguntas sobre o tempo, o espaço social e as relações humanas, sem apelar para soluções fáceis.