
Título: Como Ler O Livro De Ezequiel
Autor: Rossi Solano
Sinopse: Ezequiel pertence a uma tradição sacerdotal. Possivelmente, antes do desterro para a Babilônia, ele tenha atuado no templo de Jerusalém. Dessa forma, Ezequiel pode ser colocado como pertencente à elite da cidade de Jerusalém - a mesma elite levada ao exílio pelos babilônios. É o primeiro profeta entre os deportados. Afinal, não o conhecemos pela credencial de profeta? Sua importância não pode ser diminuída. São muitas as suas particularidades: foi o primeiro a profetizar fora da terra de Israel. Uma mudança e tanto, se relembrarmos que Ezequiel tinha como berço o sacerdócio, ou seja, um grupo que identificava a ação de Javé com a terra da promessa. Ao profetizar fora da terra da promessa, Ezequiel tem como alvo de sua profecia exclusivamente os exilados. O agir salvífico e consolador de Javé atinge somente os deportados. Essa mudança a que já nos referimos - de sacerdote a profeta - representa, possivelmente, a grande novidade da profecia de Ezequiel: ele consegue identificar a presença de Javé entre os exilados. Impressionante! Um verdadeiro milagre! Um integrante de elite de Jerusalém experimentou e entendeu que Javé é solidário com os pobres. Conversão!
Contexto da obra
Como Bíblia, esta é uma obra que costuma acompanhar leituras continuadas e contextos de uso muito variados. “Como Ler O Livro De Ezequiel”, de Rossi Solano, publicado pela editora Paulus Editora, em 2001 e com 72 páginas, integra a categoria Bíblias. Por isso, o valor da obra tende a aparecer também na continuidade e no vínculo que ela permite construir.
Editora: Paulus Editora
Páginas: 72
Ano: 2001
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8534917574
ISBN13: 9788534917575
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,074
- Altura (cm): 20,00
- Largura (cm): 13,00
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
A experiência de leitura dos livros da editora PAULUS Editora revela um foco consistente em temas ligados à espiritualidade, fé e formação cristã, com textos que transitam entre a reflexão teológica e a aplicação prática do compromisso cristão na vida cotidiana. O tom das obras costuma ser didático e contemplativo, promovendo uma aproximação tanto com a liturgia quanto com a experiência pessoal da fé. O catálogo sugere uma diversidade que vai de ensaios filosóficos e teológicos a textos motivacionais e pastorais, contemplando ainda obras que dialogam com a cultura e a psicologia sob uma ótica espiritual. Há uma atenção clara à formação de agentes e comunidades, com obras que abordam desde a catequese até a música litúrgica e o serviço na Igreja.
