
Título: Compromisso ou alienação frente ao próximo século
Autor: Maria Helena Novaes
Sinopse: Uma visão interdisciplinar, contribuições que ajudam a compreender com mais lucidez os fenômenos que o homem do futuro terá que enfrentar, bem como as turbulências sociais, econômicas e culturais vindouras. As escolas seriam como oficinas do conhecimento atualizadas relacionadas às transformações institucionais, aos demais espaços e tempos educativos, às diversas modalidades de aprendizagem, ao intercâmbio entre o mercado de trabalho e aprendizagem e às alternativas de uma educação criadora no futuro século.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Compromisso ou alienação frente ao próximo século”, de Maria Helena Novaes, publicado pela editora Nau, em 1999 e com 192 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Nau
Páginas: 192
Ano: 1999
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8585936312
ISBN13: 9788585936310
Sobre a editora
Os livros da editora Nau convidam a uma experiência de leitura marcada por rigor intelectual e aprofundamento crítico, especialmente nas áreas de ciências humanas e sociais. A maior parte das obras apresenta um tom reflexivo e denso, porém com linguagem acessível, que combina ensaios, estudos históricos e textos teóricos. O catálogo privilegia temas como filosofia, psicologia, história cultural e política, além de questões contemporâneas ligadas à educação, tecnologia e saúde. Muitas obras exploram debates complexos, como a construção da nação brasileira, a teoria ator-rede aplicada à psicologia, e a relação entre psicologia e direito, revelando um interesse por abordagens críticas e interdisciplinares.
