
Título: Confederacao Dos Tamoios, A
Autor: Magalhães de
Sinopse: Esta edição fac-similar, idealizada nos 150 anos da publicação do poema épico A Confederação dos Tamoios, traz, em primeiro lugar, a rica edição imperial de 1856, financiada pelo próprio D. Pedro II. Uma raridade que oferece aos bibliófilos e aos leitores em geral a oportunidade de ler o poema em sua feição original. Em segundo lugar, a polêmica levantada pelo poema pode ser acompanhada da forma mais completa possível: com os textos tais como foram publicados nos jornais – e na ordem cronológica em que saíram – acrescidos de intervenções inéditas em livro, incluindo dois textos inéditos de José de Alencar e uma carta do próprio Gonçalves de Magalhães.
Contexto da obra
Na poesia, um livro como este costuma pedir um olhar mais atento para linguagem, ritmo e imagem. “Confederacao Dos Tamoios, A”, de Magalhães de, publicado pela editora Editora UFPR, em 2007 e com 590 páginas, integra a categoria Livros de Poesia. Na prática, a força do livro muitas vezes aparece no modo como ele faz a linguagem trabalhar.
Editora: Editora UFPR
Páginas: 590
Ano: 2007
Edição: Literatura Brasileira
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8573351845
ISBN13: 9788573351842
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 1,246
- Altura (cm): 25,40
- Largura (cm): 19,50
- Espessura (cm): 3,50
Sobre a editora
Os livros da editora Editora UFPR apresentam uma leitura que combina rigor acadêmico com abordagens interdisciplinares, frequentemente ancoradas em contextos brasileiros e latino-americanos. A experiência de leitura costuma ser densa, com obras que exploram desde análises históricas e filosóficas até propostas pedagógicas e culturais, muitas vezes com um tom reflexivo e crítico. O catálogo revela um interesse em temas como educação, história regional, estudos de gênero, ciências da saúde e filosofia, com narrativas que privilegiam o aprofundamento conceitual e a problematização social. Há obras que dialogam com públicos acadêmicos e profissionais, mas também materiais que se aproximam da didática e do ensino, com linguagem acessível e recursos visuais, como atlas e coletâneas ilustradas.
