
Título: CORPOLINGUAGEM - GESTOS E AFETOS
Autor: Marcelo Leite
Sinopse: Esta coletânea reúne artigos que tematizam a complexa relação entre a linguagem e o corpo, abordando-a sob diferentes perspectivas e enfocando várias de suas inúmeras facetas. O leitor aqui encontrará o resultado de pesquisas que vários estudiosos vem desenvolvendo em diferentes centros universitários de ensino e pesquisa do Brasil.Todos os artigos, entretanto, mantém um forte vínculo com o projeto SEMASOMa desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, uma vez que foram preparados, apresentados e discutidos nas jornadas anuais por ele promovidas. Os trabalhos escolhidos para compor este livro são de especial interesse para pesquisadores, alunos e profissionais que atuam nas áreas de Lingüística, Psicologia, Psicanálise, Fonoaudiologia e Educação, uma vez que exploram com profundidade as dificuldades e impasses implicados nas tentativas de inclusão do corpo nos estudos da linguagem. A íntima articulação entre corpo e linguagem consagra-se na forma inédita de grafar corpolinguagem numa só palavra; gestos e afetos indicam os efeitos da linguagem sobre a constituição do corpo falante e pulsional, dimensão ineliminável da subjetividade.
Contexto da obra
Na área de Linguística e Comunicação, livros como este costumam interessar por linguagem, discurso e mediação. “CORPOLINGUAGEM – GESTOS E AFETOS”, de Marcelo Leite, publicado pela editora Editora Mercado de Letras, em 2003 e com 272 páginas, integra a categoria Livros de Linguística e Comunicação. Na prática, isso ajuda a entender melhor o lugar do livro entre linguagem, análise e formas de comunicação.
Editora: Editora Mercado de Letras
Páginas: 272
Ano: 2003
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8575910272
ISBN13: 9788575910276
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,385
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Mercado de Letras costumam explorar temas ligados à educação, linguagem e formação, com uma clara preocupação social e política. A experiência de leitura frequentemente envolve reflexões críticas sobre a educação pública, práticas docentes e processos de letramento, muitas vezes com um tom acadêmico, mas acessível. O catálogo sugere obras que dialogam com o ensino básico e superior, abordando desde a formação de professores até o papel da linguagem em contextos sociais e culturais específicos. Há também um interesse evidente por questões de materialidade do livro, multimodalidade e a relação entre texto e imagem, o que amplia o campo de leitura para além do texto tradicional. A diversidade do catálogo se manifesta em obras que vão do estudo da psicanálise e linguística aplicada a abordagens práticas para o cotidiano escolar, contemplando tanto análises teóricas quanto relatos de experiências.
