
Título: Crise da Escola e Políticas Educativas
Autor: Dalila Andrade Oliveira
Sinopse: Quem se deu ao justo lazer de uma ida ao cinema para assistir a filmes recentes reparou o número dos que têm a escola como foco. Os patéticos contrastes postos em Pro dia nascer feliz, retratos sem retoques de muitas de nossas escolas, se cruzam com o trágico da escola francesa no filme Entre os muros da escola, passando pelo contexto de violência que cerca nossos estabelecimentos em Verônica. Dentro de um quadro em que dominam o precário, o distanciamento, a discriminação e a violência, parece que se salvam os professores. São eles ainda que, mesmo estafados, trazem consigo o horizonte da emancipação, da concepção fundante da escola democrática e na contracorrente de um sistema individualista, competitivo e absorvente. Esse retrato não é infundado. Estamos diante de um realismo cruel e contraditório que nos assusta. Por outro lado, nunca a educação escolar esteve tanto na pauta dos mais diversos atores sociais. E por que se chegou a esse resultado? Mais do que isso: como se deixou chegar a tal ponto em que uma profissão e uma instituição capazes de fluir de uma concepção emancipatória se veem extenuadas, pouco atraentes e sob o jugo do descrédito? Este livro nos ajuda a penetrar nessa área e, aí, buscar compreender os condicionantes de um processo de produção de uma realidade crítica, na qual se mesclam filosofias em ação como resultantes de políticas em curso nas diferentes conjunturas. Lê-lo é um convite a entender para transformar.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Crise da Escola e Políticas Educativas”, de Dalila Andrade Oliveira, publicado pela editora Autêntica, em 2009 e com 320 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Autêntica
Páginas: 320
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 857526415X
ISBN13: 9788575264157
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,419
- Altura (cm): 22,50
- Largura (cm): 15,50
- Espessura (cm): 1,60
Sobre a editora
Os livros da editora Autêntica convidam o leitor a percorrer territórios que misturam filosofia, literatura e ciências humanas com uma linguagem que pode ser tanto densa quanto acessível. O catálogo revela um interesse pela reflexão crítica sobre temas como identidade, educação, cultura e política, frequentemente explorados por meio de abordagens que cruzam disciplinas e rompem fronteiras tradicionais. Há obras que propõem uma leitura pausada e contemplativa, enquanto outras adotam um tom mais direto e didático, voltado para públicos acadêmicos e interessados em debates contemporâneos. Essa diversidade sugere uma editora que valoriza o pensamento profundo e a pluralidade de perspectivas.
