
Título: Cultivo de Microalgas Marinhas - Principios e Aplicacoes
Autor: Sergio de Oliveira Lourenço
Sinopse: Em razão de suas dimensões tipicamente pequenas, muitos estudos com microalgas são substancialmente favorecidos se elas são cultivadas. O cultivo de microalgas é uma disciplina relativamente recente, mas vem alcançando progressos notáveis com granderapidez nas últimas décadas. Diversas aplicações importantes podem ser feitas por intermédio dos cultivos de microalgas, e estas vêm se diversificando enormemente. Esses avanços têm permitido melhor compreensão das microalgas como seres vivos, mas também têm favorecido o aproveitamento de microalgas em atividades importantes economicamente. O aprimoramento das técnicas de cultivo tem papel-chave para o entendimento dos progressos nessa especialidade. Esta obra busca contemplar a vasta gama de usos dos cultivos de microalgas marinhas, oferecendo ao leitor um painel amplo sobre as possibilidades conhecidas no presente e potenciais para o futuro. Para isso, informações sobre preparação de meios de cultura, formas de cultivo, utensílios e equipamentos utilizados, nutrição algácea, organização de laboratórios de cultivo de microalgas e tendências de estudos, dentre diversos outros assuntos, são contempladas nesta obra. Este trabalho foi inteiramente concebido para atender às necessidades dopúblico brasileiro, buscando difundir informações úteis para a realização de cultivos de microalgas. Espera-se que esta obra possa ser útil a pesquisadores que utilizam cultivos de microalgas em seus estudos, a estudantes que se iniciam neste campoea setores não-acadêmicos que produzem microalgas com finalidade comercial. Em última análise, espera-se que esta obra possa servir de guia prático sobre cultivos de microalgas marinhas, contribuindo para o desenvolvimento da especialidade no Brasil. Acabamento: Brochura. Peso: 978g. Dimensões: 23 x 16 x 3.
Contexto da obra
Dentro do catálogo, este livro pode ser situado a partir do tema, da autoria e da proposta editorial. “Cultivo de Microalgas Marinhas – Principios e Aplicacoes”, de Sergio de Oliveira Lourenço, publicado pela editora Rima, em 2007 e com 606 páginas, integra a categoria Botânica. Esse enquadramento pode tornar mais clara a proposta do livro e o tipo de interesse que ele costuma despertar.
Editora: Rima
Páginas: 606
Ano: 2007
Edição: 1ª EDICAO
ISBN:
ISBN13: 9788576561132
Sobre a editora
Os livros da editora Rima costumam explorar temas ligados a ciências ambientais, recursos hídricos e educação, com uma abordagem que combina rigor técnico e clareza na exposição. A experiência de leitura frequentemente envolve textos que mesclam análises práticas e teóricas, como o estudo interdisciplinar de ecossistemas aquáticos ou a gestão integrada de bacias hidrográficas. O tom das obras tende a ser informativo, com linguagem acessível, ainda que voltada para leitores que buscam aprofundamento em áreas como ecologia, saneamento e educação ambiental. O catálogo sugere um foco em temas que dialogam com questões atuais, como sustentabilidade, impactos ambientais e políticas públicas, apresentando também reflexões sobre educação e cidadania em diferentes contextos.
