
Título: Demarcadores e Objetos em Campanha
Autor: Carlos Gomes de Castro
Sinopse: Demarcar é aproximar, dizia o almirante Brás Dias de Aguiar, que, entre 1929-1947, atuou como chefe do setor norte da Comissão Brasileira Demarcadora de Limites. Aparentemente, tal afirmação não expressa nada além da ambição de o Brasil relacionar-se de maneira cada vez mais pacífica com os países vizinhos, aproximando-se deles para estabelecer intensos laços políticos, sociais e econômicos. Todavia, a suposta diplomacia não engloba todos os sentidos possíveis para o entendimento do dito de Brás de Aguair. E é para uma outra via de interpretação que o livro se encaminha. Mais que uma metáfora, o verbo aproximar sintetiza bem o objetivo das demarcações levadas a cabo pelos comissionários e seus diferentes objetos de trabalho e sobrevivência: fixar marcos nas "aproximadas" linhas de fronteira. Seguindo algumas aproximações, o autor dá a conhecer o funcionamento da "máquina Comissão", as alianças por ela estabelecidas no campo científico e o seu modo de fabricar os limites internacionais brasileiros.
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “Demarcadores e Objetos em Campanha”, de Carlos Gomes de Castro, publicado pela editora Cultura Acadêmica Editora, em 2014 e com 206 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: Cultura Acadêmica Editora
Páginas: 206
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8579835542
ISBN13: 9788579835544
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,250
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 13,70
- Espessura (cm): 1,20
Sobre a editora
Os livros da editora Cultura Academica Editora convidam o leitor a uma imersão em temas que transitam entre educação, memória, política e cultura, com foco em análises profundas e reflexivas. A experiência de leitura costuma ser marcada por textos que exploram trajetórias pessoais e coletivas, como (auto)biografias e histórias de vida, sempre buscando compreender processos formativos e sociais. O catálogo apresenta obras que combinam abordagens teóricas com aplicações práticas, especialmente na área educacional, contemplando desde didáticas específicas até a valorização da poesia na infância. Há também um interesse recorrente por temas urbanos, sustentabilidade e mediações políticas, sempre com um tom analítico e fundamentado.
